Bibliotecas Gerais

Fundação Biblioteca Nacional – Depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, a Biblioteca Nacional tem o objetivo de garantir a todos os cidadãos, desta e das futuras gerações, o acesso a toda memória cultural que integra seu acervo.

Bibliotecas da Cidade de São Paulo – A Secretaria de Cultura do Município disponibiliza o catálogo eletrônico da maior rede de bibliotecas públicas do país – cerca de 90 unidades - localizadas em diferentes regiões da cidade. Algumas são consideradas referência nacional: Biblioteca Mário de Andrade, Biblioteca Monteiro Lobato e Centro Cultural São Paulo (com a Biblioteca Sergio Milliet, Biblioteca Alfredo Volpi, Discoteca Oneyda Alvarenga e Gibiteca Henfil).

Catálogo Coletivo Regional de Livros do Estado de São Paulo - CCL – Sediado no Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo, reúne desde 1954 informações bibliográficas dos acervos das bibliotecas integrantes do SIBi/USP, além de bibliotecas de outras instituições do Estado de São Paulo. Objetivo: oferecer infra-estrutura para localização de material bibliográfico, existente nas bibliotecas cooperantes do CCL, como apoio às atividades de pesquisa, ensino e extensão à comunidade local e externa à USP. Além dos serviços de localização de material bibliográfico, o CCL oferece a obtenção de documentos através de: empréstimo-entre-bibliotecas e Comutação bibliográfica (obtenção de cópias de artigos científicos) em âmbito nacional e internacional.