Instituições Esportivas

Gestão Desportiva no Brasil

CONFEF - Conselho Federal de Educação Física. Instituição de âmbito Federal destinada a orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos profissionais de Educação Física, supervisiona e coordena o funcionamento de todos os CREFs – Conselhos Regionais de Educação Física.

CREF-4/SP - Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região - Estado de São Paulo. Órgão de fiscalização do exercício profissional em Educação Física na sua respectiva jurisdição. Representa o CONFEF em sua região de atuação, defende os direitos e promove o cumprimento dos deveres da categoria dos profissionais de Educação Física e das Pessoas Jurídicas nele registradas, zelando pela qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.

CEV - Centro Esportivo Virtual. Site de Gestão do Conhecimento em Educação Física, Esportes e Lazer, tem como objetivo ser a porta de entrada para a informação esportiva nacional e internacional, atendendo desde esportistas e estudantes com interesse geral até pesquisadores e profissionais da área. Baseado em pessoas (vetores de tecnologia) o CEV conta com a colaboração tanto dos especialistas - coordenadores de páginas e administradores de listas de discussão - até o visitante que encontra, em cada página, um mecanismo de interação para comentar, sugerir e/ou acrescentar alguma informação. O CEV mantém parcerias com várias instituições.

ABEC - Associação Brasileira de Editores  Científicos. Sociedade civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos e de duração indeterminada. Congrega pessoas físicas e jurídicas com interesse em desenvolver e aprimorar a publicaçõ de periódicos técnico-científicos, aperfeiçoar a comunidade e divulgação de informações, manter o intercâmbio de idéias, o debate de problemas e a defesa dos interesses comuns.

ABRAGESP -  Blog que discute a gestão e o marketing do esporte, no Brasil e em todo o mundo.

FIEP/Brasil - Federação Internacional de Educação Física – Delegacia Regional do Brasil


A Organização da Gestão Desportiva em Portugal

APOGESD - Associação Portuguesa de Gestão de Desporto

UIGD - União Ibérica de Gestores de Desporto

AIAAGD - Aliança Ibero Afro Americana de Gestão de Desporto


Gestão Desportiva no Mundo

NASSM - North American Society for Sport Management

EASM- European Association for Sport Management

SMAANZ - Sport Management Association of Australia and New Zealand

ISMA - International Aliance for Sport Management

FIEP - Federação Internacional de Educação Física