PREFEITURA DE SÃO PAULO

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo marca, neste ano, os 10 anos da chacina de Unaí

Data foi lembrada em ato público realizado em Brasília. Na segunda-feira, dia 3 de fevereiro, a SMDHC organiza a primeira reunião da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo

28/01/2014 12h21

Instituído em memória dos auditores fiscais do trabalho Erastóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva, além do motorista Ailton Pereira de Oliveira, assassinados durante fiscalização na zona rural de Unaí (MG), em 2004, o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo também marca, neste 28 de janeiro, os 10 anos do crime.

Para lembrar a data, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT) organizou um ato público em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília, com a presença de representantes da Coordenação de Promoção do Trabalho Decente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo de São Paulo (COMTRAE/SP) e da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE).

Também nesta terça-feira, o Ministério Público Federal promoveria um ato contra a escravidão contemporânea, apresentando dados de sua atuação contra o crime e lançando uma campanha sobre o tema.

Em outro evento relacionado ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania realizará, na segunda-feira, dia 3 de fevereiro, a primeira reunião da COMTRAE/SP, dando posse aos seus membros e iniciando a construção da Política Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo.

A COMTRAE/SP foi instituída pela Prefeitura no dia 7 de outubro de 2013, com o objetivo de unir setores da sociedade – empresários, governo e trabalhadores – para prevenir e combater o trabalho escravo. Com a sua criação, São Paulo tornou-se a primeira cidade do País a ter uma comissão para a erradicação desse tipo de crime, que está sob responsabilidade da SMDHC, por meio da Coordenação de Promoção do Trabalho Decente.