Coral PopRua

 

Como parte integrante das ações da Coordenação de Políticas para População em Situação de Rua, o Coral PopRua foi uma ação desenvolvida semanalmente em parceria com equipamentos da rede socioassistencial e com o CoralUSP, por meio de oficinas coordenadas pelo regente Mauro Aulicino.

A proposta do Coral PopRua inverte o papel que a população em situação de rua costuma ocupar na lógica dos atendimentos cotidianos, saindo do pólo passivo para integrar o pólo ativo. Essa mudança de foco possui grande potencial para a recuperação da autoestima da população em situação de rua, rompendo a lógica excludente e estigmatizante, à qual está comumente submetida.

O projeto contou com repertório musical brasileiro e teve suas oficinas sediadas em 2018 no Núcleo Penaforte Mendes e em 2019 na Casa Dom Orione, dois equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Atualmente, o Coral encontra-se suspenso, mas já contou com mais de 30 pessoas em situação de rua participando de suas atividades.

 

- No momento o projeto está suspenso e sem previsão de retorno devido a pandemia de COVID-19.