Barbearia no centro de São Paulo irá atender população em situação de rua

 

 

O Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), parceiro da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania nas iniciativas dirigidas a imigrantes e população de rua, inaugurou nesta sexta-feira (15) em sua unidade da Rua Riachuelo, no centro antigo de São Paulo, a Barbearia Chá do Padre – exclusivamente para atendimento de pessoas em situação de rua.

O Sefras atende a públicos diversos como imigrantes, pessoas idosas, adolescentes e catadores de material reciclado. A unidade do centro recebe somente a população em situação de rua. “O serviço é de porta aberta”, explica o frade franciscano José Francisco, coordenador há 12 anos das unidades do Sefras. A casa abre das 8h às 20h, todos os dias da semana.

Da inauguração da barbearia, participaram a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, e o vereador Eduardo Suplicy, que aprovou uma emenda para a compra dos equipamentos. A Coordenação de Políticas para População de Rua da Secretaria participou das articulações para conseguir os recursos financeiros e a Fundação Salvador Arena completou a parceria para viabilizar mais esse serviço do Sefras.

A unidade se tornou mais conhecida do público a que se destina pelo Chá do Padre, oferecido à população em situação de rua todas as tardes, desde o final dos anos 1990. Além deste serviço, participam diariamente do almoço no local 350 pessoas em média. Também é permitido a utilização dos chuveiros e banheiros da unidade. No local, ainda há atendimento social para encaminhamento a serviços públicos de saúde, assistência jurídica e psicológica e são oferecidas diferentes tipos de oficinas.