Coral com pessoas em situação de rua encanta às vésperas do Natal na Câmara de Vereadores

 

 

Foi com muita emoção que os grupos do Coral da USP e de pessoas em situação de rua se apresentaram nesta quinta-feira (13/12) na Câmara de Vereadores de São Paulo. A interpretação de oito músicas foi comandada pelo regente Mauro Aulicino e contou com 20 participantes. A apresentação foi mais uma das atividades do VI Festival de Direitos Humanos.

A Oficina Coral PopRua foi formada em agosto de 2018, baseada na experiência de grupos musicais do Rio de Janeiro e de Londres. O projeto é uma ação da Coordenação de Políticas para População em Situação de Rua, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com o Núcleo de Convivência e Refeitório Comunitário Penaforte Mendes e o Coral da USP.

A criação desse grupo musical atende ao Plano Municipal de Políticas para a População em Situação de Rua, por meio da portaria intersecretarial nº05/2016, que define como um de seus objetivos estratégicos o fortalecimento dos vínculos culturais, educacionais e profissionais das pessoas menos favorecidas. Trata-se de um importante eixo de atuação que visa à utilização da arte e da cultura como ferramentas para inclusão social e reconstrução de autonomia, além de melhorar a autoestima das pessoas.