Aula inaugural sobre programas de prevenção de tabaco e drogas em escolas marca transferência do Comuda para o prédio da SMDHC

 

 

Uma aula inaugural realizada nesta terça-feira (12) sobre programas de prevenção infanto-juvenil nas escolas municipais de São Paulo marcou a mudança de sede do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas (Comuda), que passará a ocupar uma das salas do edifício sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

A aula ficou a cargo da educadora Marcia Helena Matsushita, que falou sobre a aceitação dos programas “Elos: Construindo Coletivos”, para alunos de 6 a 10 anos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e “Programa #Tamo Junto”, para crianças de 13 a 14 anos, frequentadores dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, envolvendo escola, familiares e professores sobre a prevenção do uso do tabaco e drogas.

Segundo a exposição de Matsushita, em 2018 os programas tiveram ampla aceitação de das escolas, com a participação voluntária de 111 das mais de 500 unidades escolares do município.

A aula inaugural contou com representantes de secretarias municipais de Saúde, Educação e Direitos Humanos e Cidadania e organizações da sociedade civil que fazem parte do Conselho. Os novos representantes deverão ser designados para o próximo biênio e aguardam a nomeação publicada no Diário Oficial do Município para ser oficializada.

A abertura do evento foi feita pelo coordenador de Políticas sobre Drogas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Décio Perrone Ribeiro Filho, e pela presidente do Comuda, Natália Oliveira. Logo em seguida à apresentação da convidada, o Comuda promoveu sua reunião ordinária.