Palestra sobre alcoolismo busca conscientizar público feminino

 

 

Cerca de 30 pessoas – mulheres em sua ampla maioria – acompanharam a palestra “Alcoolismo Feminino – Eu e a minha droga de vida”, com o psiquiatra Daniel Cordeiro, no Auditório Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, na Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. O evento foi organizado pela Coordenação de Políticas sobre Drogas, da SMDHC.

Segundo estudos apresentados durante o encontro, meninas entre 14 e 17 anos estão experimentando bebidas alcoólicas cada vez mais cedo e em maior quantidade. Um costume que provoca reflexos na vida adulta: uma pesquisa da Unifesp revelou que, entre 2006 e 2012, houve um aumento de 34,5% no número de mulheres que bebiam pelo menos uma vez por semana. Outro levantamento apresentado de 143 municípios revelou que 41% das mulheres tomam bebida alcoólica.

Na palestra foi apresentado que, além da dependência, o consumo excessivo de álcool também está ligado ao desenvolvimento de doenças e problemas de saúde que vão desde transtornos mentais até danos no sistema cardiovascular. Há um impacto direto na saúde das mulheres. “Existe uma estrutura cultural que espera que a mulher socialmente se comporte melhor que os homens e não beba. O peso sobre as mulheres ainda é maior que para os homens”, disse o psiquiatra Daniel Cordeiro.