Prefeitura de São Paulo entrega 1º Prêmio Nelson Mandela

Evento virtual promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania no dia em que se completam 31 anos da libertação de Mandela, visa enaltecer boas práticas de promoção da igualdade racial e incentivar ações de combate ao racismo

Valorizar e respeitar as múltiplas sabedorias, a individualidade e a bagagem cultural do outro, promovendo igualdade de oportunidades e a inserção social de grupos historicamente invisibilizados, são ações que deveriam nortear toda a sociedade, e que lembram os discursos do líder da luta contra a segregação na África do Sul, Nelson Mandela. “Sabemos que nenhum de nós consegue, sozinho, alcançar o sucesso. Devemos, portanto, atuar juntos, como um povo unido, para a reconciliação nacional, para a construção da nação, para o nascimento de um novo mundo. Que haja justiça para todos.

Que haja paz para todos. Que haja trabalho, pão, água e sal para todos”, discursou Mandela quando assumiu a presidência do país sul-africano em 10 de maio de 1994.

A luta de “Madiba” em prol da promoção da igualdade racial contra a segregação imposta pelo então regime sul-africano e a data dos 31 anos da libertação dele, após 27 anos de clausura, serviu de inspiração para a criação do Prêmio Nelson Mandela, premiação prevista pela Lei Nº 16.829, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2018, a ser entregue pela Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Nesta quinta-feira (11), às 19h, a pasta realizará uma cerimônia virtual para a entrega da honraria inédita na cidade à três iniciativas vencedoras do edital Nº 001/2020/SMDHC/CPIR, que premia ações desenvolvidas por associações, fundações, organizações não governamentais, núcleos religiosos ou núcleos artísticos, com o objetivo de valorizar e integrar grupos como a população negra, povos indígenas e as comunidades tradicionais da cidade de São Paulo.

Para a secretária executiva adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Elisa Lucas Rodrigues, essa é uma excelente oportunidade de enaltecer quem já promove um trabalho importante de valorização do negro e de outros grupos vulneráveis, mas também um momento propício de fortalecimento da rede, e de incentivo à novas iniciativas. “Reconhecer essas iniciativas publicamente como agentes promotoras da igualdade racial, ainda mais em uma data tão simbólica quanto essa lembrando a luta de “Madiba”, é estimular que ainda mais instituições abracem a causa, colaborando para a construção de uma sociedade que não deixa ninguém para trás”, afirmou.

 

A vida de Nelson Mandela
Nelson Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 e morreu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos de idade. Recebeu em vida 250 prêmios e condecorações, entre os quais o Nobel, a Medalha Presidencial da Liberdade dos EUA e a Ordem de Lenin da ex-União Soviética.

Mandela ou Madiba, como era conhecido amorosamente pelo povo sul africano, foi o primeiro presidente eleito democraticamente na África do Sul e ativista de direitos humanos responsável pelo fim do regime do Apartheid. Sentenciado à prisão perpétua, negou-se a abandonar as suas convicções para deixar a prisão. Foi solto em fevereiro de 1990, após 27 anos de cárcere, em razão da pressão de uma campanha internacional por sua libertação. Saiu ainda mais forte e quatro anos depois, em maio de 1994, iniciou o mandato como presidente eleito, cargo que exerceu até junho de 1999.

 

Os premiados
• Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Unidos de Vila Maria
A Escola de Samba surgiu em 1950, a partir de um grupo de amigos que moravam na parte alta do distrito de Vila Maria e imediações, que se reuniam para brincar o carnaval pelas ruas do bairro. Atualmente, é uma escola de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, sendo uma das agremiações mais tradicionais dos festejos paulistanos.
Há mais de 20 anos, a Escola de Samba possui um projeto social chamado "Vila Maria - Um Caso de Amor".
Referido projeto conta com a escolinha de futebol, cursos profissionalizantes, atendimentos de saúde e odontológico, o qual beneficia mais de 11 mil pessoas ao ano, dentre elas, a grande maioria é composta pela população negra.
Destacamos uma importante parceria realizada pela Escola de Samba, consistente no projeto “Sambando Com Saúde”, da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, que tem como foco, a prevenção e os cuidados das doenças prevalentes da população negra.

• APROFE – Associação Pró-Falcêmicos
É uma instituição sem fins lucrativos, com vinte e dois anos de existência, com o objetivo de contribuir para melhoria da qualidade de vida dos portadores da Doença Falciforme. Referida doença falciforme, é uma das enfermidades mais comuns entre a população negra e a instituição foi criada por portadores de Anemia Falciforme.
Desde a criação da instituição, a sua direção participa ativamente de debates, seminários, conferências, conselhos e grupo de estudos, para informar principalmente a população negra e alertar para os tratamentos existentes, a fim de melhorar a qualidade dos portadores, tendo em vista que essa doença não tem cura.
Na cidade de São Paulo, a APROFE é referência no assunto, por levar os seus conhecimentos aos pacientes falciformes, especialmente os que se encontram na periferia da Capital.
Destacamos também, várias ações realizadas pela instituição, principalmente no que diz respeito as iniquidades raciais em saúde bucal, onde o tratamento odontológico é uma medida preventiva muito importante aos pacientes que portam essa doença.

• SIEMACO – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo
Com mais de 60 anos de existência, é uma entidade sindical, sem fins lucrativos, que representa todos os trabalhadores em empresas de asseio e conservação; higiene; limpeza pública urbana; prestação de serviços a terceiros de limpeza e conservação ambiental; limpeza de fossas e caixas d’água; manutenção predial; pintura, restauração e limpeza de fachadas; dedetização; lavagem de carpetes; coleta de lixo domiciliar, industrial, hospitalar, seletiva e de entulhos; serviços em destino final de lixo (usinas de reciclagem, compostagem, incineradores e aterros sanitários); varrição de vias públicas; serviços complementares de limpeza urbana; jardinagem e paisagismo; execução e manutenção de áreas verdes públicas e privadas (poda de árvores, capinação e limpeza de córregos, canais e sistemas de drenagens, pintura de postes e meio fio); prestação de serviços a terceiros de portaria, recepção, copa e administrativo das empresas dos segmentos acima descritos, na cidade de São Paulo.
De acordo com o perfil dos trabalhadores em Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo, lançado em 2012 pela entidade e elaborado pelo DIEESE, 73% se declaram negros (pretos e pardos).
A entidade através da sua direção tem inúmeros trabalhos sobre a promoção da igualdade racial no mercado de trabalho, bem como luta pela inclusão de cláusulas relativas à igualdade de gênero e raça em suas negociações coletivas de trabalho.

O troféu
As instituições e organizações vencedoras do edital receberão um troféu de cerca de 20 cm em acrílico e com a imagem de Nelson Mandela feito em pirografia em madeira e corte a laser. A arte e produção dos troféus foram feitas em parceria com a Fab Lab Livre SP, maior rede de laboratórios públicos de fabricação digital pertencente à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia.

*foto: troféu em placa de acrílico transparente de cerca de 20 cm, com o mapa do continente africano desenhado de fundo, na base, no canto esquerdo da placa, a imagem de Nelson Mandela em madeira pirografada com o punho em riste. Logo a frente em acrílico o texto: Prêmio Nelson Mandela 2020. Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

 

Denúncia
Casos de racismo podem ser denunciados nos Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial, equipamentos espalhados pelos quatro cantos da cidade que prestam atendimento especializado, e onde os casos serão acolhidos e acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta por advogados, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, que atuam em diálogo com organizações locais, coletivos, instituições de ensino, e órgãos como Defensoria Pública, Delegacia da Mulher, Delegacia de Polícia e Ministério Público.

A denúncia pode ser feita ainda em contato com a própria Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, pelos telefones (11) 2833-4305 e 2833-4308, na Ouvidoria de Direitos Humanos do município, pelos telefones (11) 2833-4371 / 2833-4368 / 156, ou ainda pelo Portal 156 da Prefeitura.

Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial
CRPIR Leste – Cidade Tiradentes
Endereço: Av. dos Metalúrgicos, 155 - Cidade Tiradentes, São Paulo - SP, 08470-210
Horário (reduzido devido ao contexto de prevenção da saúde pública): Segunda a Sexta-feira, das 10h às 17h
E-mail: crict@gmail.com
Telefone: (11) 3987-0141

CRPIR Oeste - Butantã
Endereço: Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri, São Paulo - SP, 05537-070
Horário (reduzido devido ao contexto de prevenção da saúde pública): Terça a Sexta-feira, das 10h às 15h
E-mail: combateaoracismo@prefeitura.sp.gov.br e smdhccpir@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: (11) 3742-6218

CRPIR Norte - Brasilândia
Endereço: Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia Do Ó
Horário (reduzido devido ao contexto de prevenção da saúde pública): Terça a Sexta-feira, das 10h às 16h
E-mail: combateaoracismo@prefeitura.sp.gov.br e smdhccpir@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: (11) 3922-7664

CRPIR Sul - Campo Limpo
Endereço: R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refugio, São Paulo - SP, 05789-000
Horário (reduzido devido ao contexto de prevenção da saúde pública): Terça Sexta-feira, das 10h às 16h
E-mail: combateaoracismo@prefeitura.sp.gov.br e smdhccpir@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: (11) 5841-8164

Centro
Coordenação de Promoção da Igualdade Racial
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Endereço: Rua Líbero Badaró, 119 – 9º andar
E-mail: combateaoracismo@prefeitura.sp.gov.br e smdhccpir@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: (11) 2833-4305 e 2833-4308