Ensaio fotográfico com participantes do Transcidadania terá exposição na capital

Trabalho realizado pela Secretaria de Direitos Humanos traz fotos e histórias de 10 pessoas trans clicadas pelo fotógrafo Piti Reali será exibido para sensibilizar o público contra a transfobia.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania SMDHC lançou nesta sexta-feira, (29/1), o Dia da Visibilidade Trans, uma iniciativa para promover o protagonismo das pessoas trans. O Ensaio Fotográfico Luz e Sombra, do Programa Transcidadania, reuniu num estúdio em São Paulo 10 bolsistas do programa, sendo nove mulheres transexuais e um homem trans para uma sessão de fotos. O resultado pode ser conferido neste e-book, lançado hoje, com as 12 primeiras fotos do projeto.

O material traz ainda os textos com um resumo da história de cada participante, escolhidos nos quatro Centros de Cidadania LGBTI de cada região da cidade. “A ideia é que as pessoas possam conhecer um pouco estes rostos e suas histórias, e ver como é a luta de uma pessoa trans na cidade de São Paulo”, diz o coordenador de políticas LGBTI Mansur Bassit. “Desta forma, com este ângulo humano, esperamos que seja mais fácil gerar a empatia necessária para quebrar o preconceito”, complementa.

As fotografias do ensaio foram idealizadas para retratar a transformação significativa, que os beneficiários do programa passam, partindo de uma situação de vulnerabilidade e violência até a garantia de direitos básicos como a progressão escolar e a capacitação para a inclusão no mercado de trabalho.

O autor das fotos, Piti Reali, acredita que este é seu trabalho mais relevante do ponto de vista emocional. “Com mais de 20 anos de carreira e passagens por redações de revistas de circulação nacional eu fiquei muito comovido com as histórias de superação que ouvi destas pessoas e tudo que tiveram de enfrentar”, disse Reali. “Nunca vou esquecer este dia”, afirmou.
Nas próximas semanas, o e-book será reeditado com o restante das fotos do ensaio, que estão em fase de finalização.

A SMDHC pretende promover exposições físicas do trabalho, assim que as regras de distanciamento social, pela Pandemia de COVID-19, permitirem a realização de eventos em espaços públicos.

Clique aqui para ter acesso ao ebook do ensaio fotográfico.
 

Fotografias contra o preconceito

Na mesma linha de atuação de promover o protagonismo das pessoas Trans, o Centro de Cidadania LGBTI Cláudia Wonder, na Zona Oeste, da cidade lançou um calendário ilustrado com fotografias de mulheres trans atendidas pela unidade. O Trabalho traz 14 retratos, de autoria do Fotografo Ricardo Durand.