Quem são os personagens da #SouMaisSessenta


Neuza Guerreiro de Carvalho

Neuza Guerreiro de Carvalho, 90 anos, ou Vovó Neuza como também é conhecida, mantém uma vida mais agitada do que a maioria dos jovens que costumamos nos relacionar. Eu gosto de ler, de escutar música e de vez em quando fazer tricô”, afirma.Como grande parte da população, a pandemia a obriga a estar em casa. Mas isso não a impede de se relacionar com as pessoas e de realizar uma infinidade de atividades, como participar de lives, aceitar convites para palestras, ocupar-se com um clube de leitura, além do registro que faz com regularidade para o blog que desenvolve (vovoneuza.blogspot.com.br), de seu trabalho e mesmo de sua rotina diária que inclui tarefas domésticas como cozinhar suas refeições. Ela encontra tempo para tudo isso e mais. Professora aposentada de Ciências e Biologia, pela USP, faz questão de manter os seus laços com a Universidade onde se formou em 1947. Na Faculdade da Terceira Idade da USP, ela desenvolve o projeto de Resgate da Memória USP 60+, fruto de um trabalho que desenvolve há muito tempo com a organização de diários.

Vera Pedrosa Caovilla

A administradora hospitalar, especialista em Gerontologia Social, Vera Pedrosa Caovilla, pós-graduada em Marketing (FECAP), com mestrado em Serviços de Saúde (Faculdade de Ciências da Saúde (Faculdade São Camilo), tem 72 anos e muita vitalidade para continuar a estudar, trabalhar e tocar novos projetos e empreendimentos. Por 27 anos, ela foi membro fundadora da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ). Ali, desempenhou entre 1991 e 2016, cargos de direção, no planos regional e nacional. De 1998 a 2000, representou as Associações Latino-Americanas de Alzheimer. Em 2017, fundou com duas profissionais amigas, a 50 mais Ativo, empresa que busca promover o envelhecimento saudável e ativo. Ela coordena a área de Pausa no Cuidar, que oferece espaço para os familiares conversarem, trocarem ideias, com total liberdade e nenhum tipo de julgamento.

Marta Pacheco

Em dezembro do próximo ano, Marta Pacheco completa 65 anos. Professora aposentada, seguiu o exemplo que veio da avó e dos tios, pioneiros no Ensino Fundamental no Município de São Paulo. “Meu legado para a Educação foi deixar uma Brinquedoteca na Escola em que me aposentei. E também de ter ajudado a formar uma geração de excelentes professores comprometidos com os alunos”, afirma. Marta anseia por rever os amigos do grupo de teatro de que participa e onde fez muitas amizades, quer mais netos, além de Henrique, ‘seu neto maravilhoso de coração’ e construir uma casa no Interior.

José Alberto Vieira

O engenheiro José Alberto Vieira mora na Vila Clementino. Sua motivação sempre foi enfrentar os desafios e lidar com os aspectos do relacionamento humano em seu trabalho. Também foi professor e conta que a partir daí veio o interesse pelo teatro amador, atividade da qual participa no #SouMaisSessenta.

Nely Wanderley

Nely Wanderley de Souza, 68 anos, encontrou um novo amor pela internet, depois de aposentada, e com ele se casou. Estão juntos há 13 anos. Tem dois filhos do casamento anterior, Rafael, advogado, e Raquel, que termina a faculdade de Educação Física, e mais três netos. Com o marido, participa da campanha #SouMaisSessenta, pelo qual faz aulas de violão, canto, coral e teatro, e que tem lhe ajudado a vencer barreiras e superar preconceitos. “ Participo da campanha com muito orgulho, atuei em vários espetáculos no palco, diante de plateias. Este é meu mundo de magia e sonhos realizados”, diz.

Sonia Magalhães Soares

Sonia completa 68 anos em janeiro próximo. Trabalhou como nutricionista, e, segundo ela, aposentadoria é uma palavra muito forte, que não a define. Mora na Zona Norte de São Paulo, mas passou a infância na Baixada Santista, próxima do mar, e depois se mudou para o Interior de São Paulo e do Estado do Rio de Janeiro. Sempre gostou de liberdade e de alimentação natural e saudável, se interessou pela nutrição, desde os 15 anos quando apreendeu o significado da palavra. No exercício da profissão, passou a orientar vários gerações a como melhorar suas vidas pelos hábitos saudáveis de alimentação. Aberta a desafios, ela vê na arte o caminho da transformação.

Rita Brugnera

A gaúcha Carmen Rita Brugnera, 67 anos, é professora aposentada e divide a sua vida antes e depois de seu engajamento, em 1999, na questão ambiental, que aconteceu a partir de um curso, em Porto Alegre. “Foi um ‘choque de realidade, saber quanto os materiais que descartamos podem ser lixo ou riqueza, apenas pelo gesto consciente. Desde então a separação correta e o aproveitamento máximo dos ítens tornaram-se dever. Meu lema é contribuir para a reconexão do Homem com a Natureza! Por um mundo melhor!". Mora em São Paulo, no bairro de Perdizes, desde maio de 2016

Manoel Aparecido da Silva
 

Com 81 anos, Manoel Aparecido da Silva é metalurgico, aposentado desde 1984, quando trabalhava em uma fábrica de pincéis. Aos 69 anos, conheceu Nely Wanderley (veja bio acima), com quem se casou. Descobriram que tinha os mesmos gostos, em especial pela música sertaneja e acabaram formando uma dupla: "Zezinho e Divinha". Começou a concretizar o seu sonho, a partir do curso de teatro, que ambos fazem no projeto. Passou a se dedicar à arte desde que se aposentou, a partir de um curso de violão e teatro, que deu a ele a oportunidade de conhecer novas pessoas.