CPIR alerta para denúncias de discriminação contra a população negra na pandemia em diálogo com a Polícia Militar

A Coordenação de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania preocupada com denúncias sobre abordagens e perseguições injustificadas a pessoas negras, que para se prevenir do coronavírus utilizam de máscaras de proteção, procurou o coronel Leandro Gomes, diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar. O tema foi abordado em vídeo conferência pela secretária executiva adjunta de Promoção da Igualdade Racial, Elisa Lucas Rodrigues, e pelo coordenador Daniel Almeida dos Santos.

“Em tempos de pandemia em que todos devem usar máscaras, nos preocupa o fato de a população negra possa estar sendo alvo de discriminações e preconceitos. Recebemos reclamações de que isso vem ocorrendo, principalmente na entrada de supermercados, padarias e outros estabelecimentos comerciais, considerados essenciais e que ainda estão abertos ao público”, afirma a secretária Elisa Lucas Rodrigues.

O coronel Leandro Gomes se mostrou solícito às ponderações da Coordenação e como resultado foi sugerida a realização de uma campanha social de esclarecimento e conscientização com a participação da Secretaria e da Polícia Militar, que poder ser melhor delineada no próximos encontros entre as partes e seus respectivos canais de comunicação.

Em caso de eventuais condutas abusivas por parte de policiais, o diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos orienta o encaminhamento das denúncias para o comando local ou corregedoria da Polícia Militar, O coronel Leandro Gomes ressalta que as abordagens policiais seguem Procedimentos Operacionais Padrão da PM, pelos quais a cor da pele não constitui fator que interfere nos modos operacionais.