Eleição para o Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua teve participação acima da expectativa

 

 

Com 1.612 votos, quase o triplo dos eleitores participantes do pleito anterior, foi realizada pela Prefeitura de São Paulo no sábado, 8/2, a eleição para o Comitê Intersetorial da Política para a População em Situação de Rua - Comitê Pop Rua. Ainda com resultado provisório devido ao prazo regimental de recursos, serão eleitas as cinco pessoas mais votadas que estão ou já estiveram em situação de rua e mais quatro representantes de organizações da sociedade civil que atuam na defesa de direitos desse segmento populacional.

A eleição foi organizada pela Coordenação de Políticas para a População em Situação de Rua, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em sete locais de votação de todas as regiões do município, onde se concentram o maior número de pessoas em situação de rua.

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto, votou por volta das 15h, em urna instalada no centro da cidade, na sede da Secretaria. “Os conselhos municipais são a maneira pela qual a Prefeitura de São Paulo delega para a participação popular a tarefa de colaborar para a elaboração e fiscalização das políticas públicas dos municípios”, afirmou.

Giulia Patitucci, coordenadora de Políticas para a População de Rua, também falou sobre a importância da iniciativa. Ela disse que “um dos maiores potenciais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania é sua estrutura de participação social: cada comissão temática trabalha em diálogo permanente com um órgão específico de sua política pública. Por isso a importância de uma eleição democrática para o Comitê Pop Rua”.

Dando exemplo de cidadania, Eurídice Santiago dos Reis, de 86 anos, veio votar na sede da Secretaria. “É muito importante essa eleição porque, amanhã ou depois, essa pessoa em que a gente votou pode ajudar, pois eles trabalharão em nosso favor”, afirmou. Ela soube da eleição pelas filhas e decidiu participar.

Maria José Campos Costa participa do movimento por moradia, e reside no centro da cidade. Ela votou na região, também na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. “Tem muita gente que está na rua, mas não é por opção. Por isso, é que eu vim votar. A gente pode ajudar participando do movimento”.

Os votos foram apurados logo após o encerramento da eleição, às 17h, e a chegada de todas as urnas dos locais de votação.

Eleição direta

Qualquer pessoa com 16 anos ou mais pôde votar para escolher os novos integranres do Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População de Rua. O órgão é composto paritariamente por representantes do governo municipal e sociedade civil, sendo 18 titulares e 18 suplentes.

Os candidatos eleitos vão assumir o mandato para o período 2020/2021. Esta será a quarta gestão do Comitê, criado em 2013, mas a terceira eleita pelo voto direto.

O Comitê PopRua é um conselho participativo cujo papel principal é monitorar a política municipal para a população em situação de rua, definindo prioridades na implementação de programas e ações voltados a esse recorte populacional.

Resultado*

Segmento PopRua

TITULARES

1- Janaína da Conceição Cerqueira (Janaina Xavier)

2- Lucas de Almeida Alves (Lucas Amaral)

3 - Atila Robson Pinheiro (Átila Rua) 

4 - Luiza Rodrigues da Silva (Heluiza Rodrigues)

5- Roseli Kraemer Esquillaro  (Roseli Hippie) 

SUPLENTES

Robson Cesar Correia de Mendonça (Robson Mendonça)

Paulo Cesar de Paula (Paulo Cesar)

Eliana de Santana (Anaile Anatnas)

Elisângela Cristina Flavia (Elisângela)

Danyela Roma (Dany Roma)

 

Segmento Organização Social

TITULARES

1 Associação Rede Rua 

2 Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama 

3 Movimento Nacional da PopRua

4 É de Lei

SUPLENTES

1 Organização de Auxílio Fraterno

2 RecicLázaro

3 Instituto BECEI

4 Human Day

* Publicação no Diário Oficial do Município em 11/02/2020. Período para recursos de cinco dias, a partir da publicação.