Espaço Longevidade é lançado e vai oferecer atividades para pessoas idosas

 

 

Um local de educação, cultura, esporte, lazer e muito mais para a pessoa idosa – é o Espaço Longevidade, lançado nesta terça (26/11), no auditório da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi. O início do evento contou com a apresentação do Coral Idade de Ouro, com o maestro Antenor Corrêa e a tecladista Marlene Greco. Eles cantaram quatro músicas para uma plateia com mais de cem pessoas idosas – dois ônibus saíram do Jardim Guarani, na região da Brasilândia, e de Aricanduva.

Para a coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa, Sandra Regina Gomes, a criação do Espaço Longevidade tem um grande significado e é uma conquista da população idosa da cidade de São Paulo. “Queremos viver mais e com qualidade de vida. Espaços como este ajudam a termos uma atividade prazerosa, um envelhecimento ativo”. O chefe de gabinete da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi, Sidney Cruz, disse que o intuito é melhorar a vida das pessoas idosas e a presidente do GCMI (Grande Conselho Municipal do Idoso), Marly Feitosa, pediu para que onde houver idoso, exista um espaço como esse.

Já a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, disse que o Espaço Longevidade se tornou parte do programa de metas da Prefeitura e o objetivo é manter e ampliar as atividades. “Além de o Espaço Longevidade ter se tornado uma meta, estamos em busca do Selo Intermediário e Pleno para que São Paulo seja reconhecida como uma cidade amiga do idoso. E são milhares de quilômetros de calçadas sendo reformadas para a segurança da pessoa idosa”, completou.

O Espaço Longevidade, em consonância com o Estatuto do Idoso, fomenta a participação da pessoa idosa em atividades socioculturais com o objetivo de desenvolver o potencial criativo e artístico, promover encontros, além de combater a solidão e o isolamento social.

Para o início das aulas foram classificados 18 (dezoito) oficineiros que ministrarão aulas de artesanato, canto e coral, dança de salão, dança sênior, educação ambiental, teatro e yoga, que ocorrerão em dez espaços, cinco na região Leste, dois na Norte, dois na Sul e um na Oeste, tendo como foco a população idosa em situação de vulnerabilidade social das regiões mais distantes da cidade de São Paulo.

Confira abaixo os dez locais do Espaço Longevidade:

Região Norte
• Grupo Razão e Emoção, situado na Rua Santana do Araçoaí n. 170, Jardim Guarani;
• Grupo da Terceira Idade Amigos do Fidalgo, situado na Avenida Santana Tucuruvi n. 808, Tucuruvi.

Região Leste
• Grupo da Melhor Idade de Vila Antonieta, situado na Rua Padre Manuel Luiz de Vergueiro n. 632, Vila Antonieta;
• Associação Nosso Sonho, situada na Rua Terra Brasileira n. 265, Conjunto Habitacional Águia de Haia;
• Grupo ‘’O Sapeca’’, situado na Rua José Zapi n. 112, Vila Prudente;
• Grupo Associação dos Idosos Vida Nova, situado na Praça Porquato Plaza s/n, Jardim Grimaldi;
• Grupo Sociedade Amigos do Jardim Popular, situado na Rua Conceição de Brejaúba n. 614- Jardim Popular.

Região Sul
• Associação Educacional Cultural e Esportiva de Americanópolis, situado na Rua Muzambinho n. 221, Americanópolis;
• Grupo de Idosos do Jabaquara, situado na Rua Filinto Eliseu n. 142, Jardim Lourdes.

Região Oeste
• Clube da Terceira Idade Cultura e Vida, situado na Rua Junta Mizumoto n. 13, (Casa de Cultura Butantã), Jardim Peri.