Milena, da Turma da Mônica, é apresentada na Abertura do Mês da Consciência Negra

 

 

A criançada encheu o auditório da Prefeitura de São Paulo para a apresentação pelo cartunista e empresário Maurício de Sousa (criador da Turma da Mônica) da personagem Milena, uma menina negra de personalidade forte e que ama os animais. A personagem apareceu nas histórias da turminha em 2017, mas agora ganhará mais protagonismo nos gibis.

A ação foi realizada pela Coordenação de Promoção da Igualdade Racial em parceria com a Mauricio de Sousa Produções e marca neste 1º de novembro a Abertura do Mês da Consciência Negra, valorizando a cultura afro-brasileira e debates sobre temas, como racismo e igualdade social.

A secretária executiva-adjunta de Promoção da Igualdade Racial, Elisa Lucas Rodrigues, enalteceu o momento. “É uma grande alegria ter o Maurício de Sousa conosco e apresentar a personagem Milena, representando a força e a alegria das pessoas negras, predominando a inclusão”. Mauricio disse que “este é um encontro maravilhoso, que nos anos 60 já havia criado o Jeremias, mas a representação negra na turma ainda era limitada. Agora, com a criação da Milena, com sua grande auto-estima, ganha-se em protagonismo a questão da igualdade racial na Turma”, pontuou.

Para a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, “este é um mês representativo e, neste primeiro ato de atividades, vale mencionar a importância de que somos todos iguais em direitos e deveres”.

Realizada no auditório da Prefeitura, a cerimônia contou com o auxílio dos Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial para trazer crianças do ensino fundamental da rede pública.

O Mês da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, data atribuída à morte de Zumbi dos Palmares. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data sucinta questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades, que se estendem por todo o mês de novembro.

Papel social da Turma da Mônica

Desde 2007, a personagem Mônica, de Mauricio de Sousa, é embaixadora do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) e defende os direitos das crianças e adolescentes. Além disso, a “baixinha” também é uma das figuras escolhidas pela ONU Mulheres para representar a campanha #ElesPorElas, um movimento global que visa reunir pessoas de todos os gêneros, raças, etnias e classes sociais em um esforço para garantir direitos iguais para as mulheres.