Dados gerorreferenciados sobre Rede de Direitos Humanos podem ser consultados pelo GeoSampa

Os usuários do GeoSampa – Sistema de Consulta do Mapa Digital da Cidade de São Paulo – já podem consultar os dados e informações georreferenciadas sobre os equipamentos de Direitos Humanos da Prefeitura, conselhos tutelares e de entidades de defesa de direitos e atendimentos à infância e adolescência.

Essa é a primeira fase de inserção de informações da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Futuramente, o mapa da Rede de Direitos Humanos será expandido, acrescentado dados e informações sobre a localização de serviços oferecidos pelos Centros de Cidadania da Mulher, Centros de Referência da Mulher, Centros de Cidadania LGBTI e Centros de Promoção de Igualdade Racial.

Como consultar
Para consultar os dados, acesse http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx



No canto direito está localizada a caixa de funções do GEOSAMPA, onde é possível acessar dados e informações georreferenciadas da Prefeitura de São Paulo. A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a equipe do Geosampa, acaba de lançar a camada ‘’Direitos Humanos’’ de mapas e informações.
Esta camada busca informar e levar a conhecimento dos cidadãos toda rede de serviços e equipamentos públicos de defesa, promoção e garantia de direitos. Entre os serviços que serão georreferenciados futuramente estão os Centros de Cidadania da Mulher, Centros de Referência da Mulher, Centros de Cidadania LGBTI, Centros de Promoção da Igualdade Racial e Conselhos Tutelares, e até mesmo organizações da sociedade civil que recebem recursos do FUMCAD, por exemplo.

Para acessar a camada de Direitos Humanos, clique no botão + ao lado de “EQUIPAMENTOS”. Após isso, a caixa irá apresentar as seguintes opções:



Selecione “DIREITOS HUMANOS” clicando no botão +, obtendo o seguinte resultado:

*Repare que as funções ainda não apresentam a possibilidade de selecioná-las. Isso se dá por conta da escala que o mapa está, dessa forma, reduza a escala do mapa (aproximando a imagem) com a rodinha do mouse, obtendo o seguinte resultado:



Com a aproximação, os ícones apresentam tonalidade diferente, sendo possível agora selecionar as camadas desejadas:
Rede de Serviços: Equipamentos de atendimento ao munícipe geridos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania;
Conselhos Tutelares
Entidades Criança e Adolescente: Organizações da Sociedade Civil que possuem cadastro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;
Após selecionar alguma das camadas, o mapa apresentará a localização de cada local na cidade de São Paulo, como exemplo:

Sobre o Geosampa
O Portal GeoSampa é a base oficial de dados do Município de São Paulo, oficializado através do Decreto 57.770 (2017), que tem por objetivo a interface entre os cidadãos e os mapas da cidade, nele é possível encontrar uma série de informações sobre quaisquer áreas da cidade ou serviços públicos de forma integrada ou separadas por temas específicos.

O portal segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico, reunindo mais de 150 tipos de dados georreferenciados sobre a cidade de São Paulo, dentre eles cerca de 12 mil equipamentos urbanos, consulta do Zoneamento, rede de transporte público, mapas geotécnicos e importantes dados sobre a população, como densidade demográfica e vulnerabilidade social.
Coordenado pelo Departamento de Produção e Análise de Informação (Deinfo), e desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM), o portal faz parte do Programa de Metas da Prefeitura e conclui a implantação de um Sistema de Informação Geográfica, com dados abertos e livre consulta pelo público.