Jovens participam de elaboração de ferramentas para a Secretaria no The Big Hackathon, na 12ª Campus Party

 

 

Um espaço dedicado à tecnologia e aos direitos humanos: é o The Big Hackathon dentro da 12ª edição da Campus Party Brasil, realizada esta semana no Expo Center Norte. A Prefeitura de São Paulo está oferecendo mais de 20 atividades gratuitas no maior evento de experiência tecnológica do mundo - são cerca de mil horas de programação e mais de 900 palestrantes. Dez secretarias municipais estão envolvidas na articulação de temas, palestras, debates e workshops, com o objetivo de fomentar e aprimorar a transformação digital para uma cidade inteligente, com inclusão e democratização do acesso.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania foi a primeira a se apresentar no Hacka Space, nesta quarta-feira (13/02). A secretária-adjunta e presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Marisa Fortunato, expôs o trabalho realizado em todas as Coordenações e destacou que a missão da SMDHC é formular e articular a política municipal de direitos humanos de forma participativa, com respeito a diversidade, por meio da promoção da defesa de direitos em benefício da população e em especial às pessoas mais vulneráveis - visando uma sociedade mais justa, igualitária e solidária.

Marisa também lançou um desafio aos participantes sobre visibilidade, controle social, transparência, efetividade e sistematização de informações. “O objetivo é trazer essas questões para vocês criarem ferramentas e instrumentos e nos ajudar a construir políticas públicas”, disse. Ela apresentou ainda informações sobre o FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente), que conta hoje com 260 parcerias com Organizações da Sociedade Civil e beneficiam mais de 665.000 crianças e adolescentes na cidade de São Paulo. Esse encontro tem por finalidade propor inovações ao governo na gestão das parcerias e fazer com que os serviços ofertados ganhem maior credibilidade, reduzindo a burocracia e promovendo mais facilidade para os cidadãos.

Cerca de cem jovens que fizeram parte do programa “Juventude, Trabalho e Fabricação Digital” foram selecionados para participar da Campus Party Brasil 2019. O objetivo é garantir que eles continuem inseridos na atmosfera de tecnologia para aprimorar seus conhecimentos e potencializar a qualificação para o mercado de trabalho.

Campus Party

A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil desde 2008.