Secretaria passa a oferecer atendimento em libras

 

 

A Ouvidoria passou a ser nesta terça (22/01) o primeiro ponto de atendimento em libras da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Foi instalado um programa de computador da CIL (Central de Intermediação em Libras) e sua implantação é fruto de uma parceria com a SMPED (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência), que tem como objetivo permitir que pessoas com deficiência auditiva e surdos tenham acesso aos serviços públicos na cidade de São Paulo por meio de vídeo-chamada.

A Ouvidoria - canal de comunicação direto com o cidadão e um meio fundamental para estabelecer um diálogo voltado para a defesa de direitos e resolução de conflitos – foi a primeira, mas a previsão é que até meados de fevereiro todos os equipamentos da SMDHC façam esse atendimento.

“O objetivo da CIL é promover a autonomia das pessoas com deficiência auditiva. A Prefeitura de São Paulo tem um papel fundamental de garantir o cumprimento dos direitos e inclusão das pessoas com deficiência, apresentando um projeto reformulado e com o apoio da comunidade surda”, explica o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

O agendamento do serviço pode ser realizado pelo email agendamentocil@prefeitura.sp.gov.br ou pelo Whatsapp (11) 96470-4414. A Ouvidoria da SMDHC fica na Rua Dr. Falcão, 99, no centro, e atende, de segunda a sexta, das 10h às 16h.