Secretaria, Agência das Organizações Unidas para Refugiados e o Fundo de População das Nações Unidas promovem oficina para fortalecer rede em São Paulo de atendimento à população imigrante e refugiada LGBTI

 
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio das Coordenações de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente e de Políticas LGBTI, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), promovem a “Oficina de Fortalecimento da Rede LGBTI Imigrantes e Refugiados: Construindo Pontes e Fluxos entre LGBTI, Serviços e Sociedade Civil Organizada em São Paulo”.

O evento acontece na quinta-feira (20) a partir das 13h, no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) – Rua Major Diogo, 834, Bela Vista, São Paulo. Sob o marco do Dia Internacional do Imigrante (18 de dezembro), o objetivo da oficina é o de sensibilizar e aproximar os participantes do evento das demandas da população imigrante LGBTI, bem como para as dificuldades encontradas para um atendimento especializado e humanizado, de acordo com as especificidades dessa população.

Como parte da programação haverá o lançamento da Plataforma Perfil das Solicitações de Refúgio Relacionadas à Orientação Sexual e à Identidade de Gênero, lançada pela ONU e sua agência ACNUR, e a Apresentação da Rede Municipal de Serviços para a População Migrante e LGBTI, seguida da Roda de Conversa “Refúgio, Imigração e População LGBTI”.

Público-alvo

Imigrantes: todas as pessoas que se transferem de seu lugar de residência habitual em outro país para o Brasil, compreendendo imigrantes laborais, estudantes, pessoas em situação de refúgio, apátridas, bem como suas famílias, independentemente de sua situação imigratória e documental;

População LGBTI: profissionais da rede de atendimento à população imigrante e/ou LGBTI, em São Paulo.

 

Rede de serviços municipais

Imigrantes - O CRAI é um dos equipamentos geridos pela Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente da SMDHC, instituído para oferecer atendimento à população imigrante, em diversas línguas (Criole, Espanhol, Inglês, Francês, Lingala e Português), agendamento na Polícia Federal, intermediação para trabalho e informações sobre regularização migratória, documentos, cursos de qualificação e acesso aos serviços públicos municipais. O CRAI também presta apoio judicial, por meio da Defensoria Pública da União, atendimento sócioassistencial e promove cursos e oficinas.

LGBTI - A Prefeitura de São Paulo mantém quatro Centros de Cidadania LGBTI para atendimento à população, sob responsabilidade da SMDHC, via Coordenação de Políticas LGBTI. Neles, a população LGBTI pode encaminhar denúncias de violência, discriminação e preconceito, receber apoio jurídico, psicológico e do serviço social, com acompanhamento para realização de boletins de ocorrência e demais orientações.