Festival de Direitos Humanos: equipe campeã da Copa Consultório de Rua de Futebol vence nos pênaltis

 

 

As equipes Belém e República disputaram nesta quarta-feira (12) a final da Copa Consultório de Rua de Futebol, no Ginásio de Esportes do Pacaembu. Depois de o jogo ter terminado com três tentos para cada lado em seu período regulamentar, a vitória veio por meio de disputa de pênaltis, com a equipe Belém conquistando o torneio por 3x1.

Ao todo, o torneio envolveu 16 equipes de futebol de salão formadas por times de até 10 jogadores em situação de rua, e integra a programação do Festival dos Direitos Humanos. A competição foi organizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio das equipes do Consultório na Rua/Bom Par, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio de sua Coordenadoria de Políticas para a População em Situação de rua.

A equipe Boracéia 2 ficou com o terceiro lugar . A programação incluiu ainda um torneio de vôlei – o Jogo Festivo das Trans, com a participação de mulheres transexuais. O prefeito Bruno Covas e os secretários municipais Berenice Giannella (SMDHC), José Castro (SMDAS) e João Farias (SEME) entregaram os prêmios às equipes finalistas.

Vitória nos pênaltis

Cláudio Rafael da Conceição defendeu os pênaltis que determinaram a vitória de sua equipe. Dependente químico, ele está há 1,6 ano sem fazer uso de drogas. Atualmente, participa como voluntário da Missão Belém, organização social da Igreja Católica que atende pessoas que enfrentam o mesmo problema. Sua equipe é formada por outros colegas que, como ele, são atendidos pela instituição. Conceição morou alguns anos nas ruas da região conhecida como Cracolândia, no centro de São Paulo, onde participa de trabalho de convencimento de adesão ao tratamento contra a dependência.

“A competição mostra que a gente pode ter esperanças de que a sociedade nos acolha, independentemente de termos sido usuários de drogas”, disse Conceição ao reconhecer o esforço da Prefeitura de São Paulo pelos moradores em situação de rua. Quando não está trabalhando como voluntário na rua, ele participa dos trabalhos no setor de alimentação da Missão Belém, para fornecer pão e café da manhã para as pessoas que fazem tratamento contra a dependência química nos sítios mantidos pela instituição, no Interior do Estado.

As origens

O torneio teve origem em jogos iniciados em 2013 com equipes formadas por pessoas em situação de rua dos bairros de Pinheiros e Lapa. A partir dos resultados positivos, outras equipes de Consultório na Rua/BomPar/SMS passaram a promover jogos de futebol, com a prática do esporte quase todas as semanas. Esse foi o cerne da 1ª Copa Consultório na Rua de Futebol.

Os jogos da competição reunindo 160 inscritos foram iniciados em novembro deste ano, às quartas-feiras, no Clube Escola Mané Garrincha, localizado na Vila Clementino.