SMDHC entrega primeira certificação do Selo de Direitos Humanos e Diversidade

 

 

Em cerimônia realizada na noite de terça-feira, 5, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania entregou os primeiros certificados do Selo de Direitos Humanos e Diversidade para iniciativas de organizações relacionadas a projetos de inclusão. De 130 projetos inscritos foram selecionados 55, sendo 35 de empresas privadas, 15 de organizações sociais e 5 de organismos públicos.

Algumas organizações tiveram projetos classificados em mais de uma das 10 categorias do selo, que são: Crianças e Adolescentes; Igualdade Racial; Imigrantes; Juventude; LGBTI; Mulheres; Pessoa Idosa; Pessoas com Deficiência; Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional; e Pessoas em Situação de Rua.

O programa do Selo de Direitos Humanos e Diversidade foi lançado há pouco mais de um ano para destacar iniciativas de inclusão e promoção da diversidade no ambiente de trabalho. As organizações que tiveram os seus projetos selecionados irão compor uma rede de acompanhamento para trocas de conhecimento e experiências entre si.

“O Selo de Direitos Humanos e Diversidade é um projeto estratégico e prioritário para a Prefeitura”, disse a secretária adjunta de Direitos Humanos e Cidadania, Marisa Fortunato. Como tal, o selo faz parte da meta de número 22 do Plano de Metas da Prefeitura Municipal de São Paulo.

A escolha das organizações certificadas foi feita por uma comissão coordenada pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania e composta pelas coordenações da secretaria, integrantes convidados de outras secretarias municipais, instituições de educação e pesquisa, entidades da sociedade civil e de movimentos sociais.

Uma empresa especializada em projetos de transformação social, a MGN Consultoria, foi parceira da SMDHC no desenho e implementação da primeira edição do programa. Para o diretor da MGN, Marcelo Nonohay, “promover a inclusão é garantir direitos, é justo e é a coisa certa a se fazer”.

O secretário municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, participou da cerimônia. Sua pasta participou dos trabalhos de seleção, por intermédio da secretária adjunta, Marinalva da Silva Cruz. Segundo ela, todos os temas objetos da certificação estão relacionados entre si, fazendo com que questões relacionadas à pessoa com deficiência também tenham relação entre as questões de gênero, de crianças e adolescentes, por exemplo. “É essa transversalidade que vai fazer a diferença”, avalia.

Iniciativas certificadas em mais de uma categoria

As organizações que tiveram iniciativas enquadradas em mais de uma categoria foram a Associação Brasileira da Indústria Têxtil, pelo Programa ABVTEX, reconhecida nas categorias Criança e Adolescente, Imigrantes e Mulheres; o Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, pelo Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual, reconhecido nas categorias Crianças e Adolescentes e LGBTI; a Secretaria da Cultura do Estado, pela campanha Sonhar o Mundo, nas categorias Imigrantes, Pessoas em Situação de Rua e LGBTI; Serasa Experian, pelo Programa Sonhos Reais, nas categorias Criança e Adolescente e Juventude; Sodexo, pela iniciativa Contratação de Pessoas do Trabalho Novo, nas categorias Juventude, Imigrantes e Pessoas em Situação de Rua; Turma do Jiló, pelo Programa de Educação Inclusiva, nas categorias Criança e Adolescente e Pessoa com Deficiência; Vetor Brasil, pelo Programa de Diversidade do Vetor Brasil, nas categorias Mulheres e Igualdade Racial.

Certificação por categorias
Crianças e Adolescentes: Associação Brasileira do Varejo Técnico, pelo Programa ABVTEX; Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, pelo Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual; Grupo Bridge, pelo Programa Bridge 36,5°; Serasa Experian, pelo Programa Sonhos Reais; Turma do Jiló, pelo Programa de Educação Inclusiva; e Vaga Lume, pelo Programa Rede.

Igualdade Racial: Aegea Saneamento, pela iniciativa Respeito Dá o Tom e Programa de Diversidade e Igualdade Racial da Aegea; AfroeducAÇÃO, pela iniciativa AfroeducAÇÂO; AmBev, pela iniciativa Atitude Redonda: Reposicionamento SKOL em Prol do Respeito e da Diversidade; Instituto de Brasileiro de Ciências Criminais e Igualdade de Gênero e Raça; e Vetor Brasil, pela iniciativa Programa de Diversidade do Vetor Brasil.

Imigrantes: Associação Brasileira do Varejo Têxtil, pela iniciativa Programa ABVTEX; ADUS, pela iniciativa Mente Aberta - escola de idiomas com professores refugiados; Bom Samaritano, pela iniciativa Acolher, orientar, proteger e integrar imigrantes e refugiados; EMDOC Serviços Especializados, pelo Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados; Free Soul Food, pela iniciativa Free Soul Food - empresa de mulheres negras com funcionárias imigrantes; Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, pela Campanha Sonhar o Mundo; Sodexo, pela iniciativa Contratação pessoas do Trabalho Novo; e Universidade Federal de São Paulo, pela iniciativa MemoRef - Memorial Digital do Refugiado.

Juventude: Ambev, pela iniciativa Na Responsa: pela prevenção do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos; CIEDS, pela iniciativa Raízes do Futuro; PwC Brasil, pelo Programa Olhar para o Futuro: uma questão de gênero; Serasa Experian, pelo Programa Sonhos Reais; Sodexo, pela iniciativa Contratação pessoas do Trabalho Novo; e Unibes, pela iniciativa Transformando pessoas para que elas possam transformar o mundo.

LGBTI: AccorHotels, pela iniciativa Compromisso com a Diversidade: LGBT+;
Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, pelo Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual; APAC, pela iniciativa Inclusão no Trabalho de Profissionais Trans; Barilla, pelo Grupo Respeito – Barilla do Brasil; Castro Burger, pela iniciativa Diversidade no Recrutamento; EternamenteSOU, pela iniciativa Valorização e visibilidade da população Lgbt60+; Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, pelo Programa de Diversidade; Pilar LGBT; Pinheiro Neto Advogados, pela Comissão de Diversidade e Inclusão; SAP, pelo Grupo de Afinidade LGBTI no Brasil na SAP - Pride@SAP; Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, pela Campanha Sonhar o Mundo; e Uber, pela iniciativa Uber Pride.

Mulheres: Associação Brasileira do Varejo Têxtil, pelo Programa ABVTEX;
Carrefour, pela iniciativa Carrefour por Elas; Consulado da Mulher, pela iniciativa Consulado da Mulher; Diageo do Brasil, pela iniciativa Estratégia de Diversidade e Inclusão para Mulheres; Hotelaria Accor Brasil, pelo Programa WAAG - Women at AccorHotels Generation; Itaú Unibanco, pela iniciativa Gênero na agenda de diversidade - Itaú Mulher Empreendedora e Gestão interna do Itaú; Machado Meyer, pela iniciativa Mulheres no Machado Meyer; e Vetor Brasil, pelo Programa de Diversidade do Vetor Brasil.

Pessoa Idosa: Dínamo Editora, pela iniciativa Revista Aptare; GOL, pela iniciativa Experiência na Bagagem; INTemSA, pela Virada da Maturidade; IPGG-JEM, pela iniciativa Voluntariado solidário: promovendo a inclusão social para o envelhecimento ativo; MaturiJobs, pelo Encontro de networking MaturiJobs; Metrô de São Paulo, pela iniciativa Metrô para Todos; e Projeto Velho Amigo, pela iniciativa Alfabetização para Idosos.

Pessoas com Deficiência: Bellatucci Café, pela iniciativa PCD Empreendedora Inclui Outras PCD no mercado de trabalho; Instituto Rodrigo Mendes, pela iniciativa Ensino médio inclusivo: construindo uma escola para todos; ITS, pelo Projeto de Capacitação e Treinamento de Emprego Apoiado para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho competitivo no município de São Paulo; JLL, pela iniciativa Inclusão de Pessoas com Deficiência Intelectual: Simplicidade que faz a diferença; Santa Causa Boas Ideias & Projetos, pelo Curso online "Contratação de Pessoas com Deficiência e Gestão Inclusiva"; SAP, pela iniciativa Autism at Work; Specialisterne Brasil, pela iniciativa Specialisterne - Formação e inclusão profissional para pessoas com autismo; e Turma do Jiló, pelo Programa de Educação Inclusiva.

Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional: PANOSOCIAL, pela iniciativa Promoção da paz social através do trabalho digno e empregabilidade de ex-detentos.

Pessoas em Situação de Rua: Aliança de Misericórdia, pelo Curso de Eletricista Instalador - Restaura-me; Samsung, pela iniciativa Alfabetização Cidadã; Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, pela Campanha Sonhar o Mundo; Sefras - Serviço Franciscano de Solidariedade, pela iniciativa Inclusão Socioeconômica e Cidadania Ativa no Serviço Franciscano de Apoio à Reciclagem (Recifran); Sodexo, pela iniciativa Contratação pessoas do Trabalho Novo.