SMDHC presente em ato inter-religioso pela paz

 

 

Representando o prefeito Bruno Covas, a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Maria Giannella, esteve presente no “Ato Inter-Religioso Unidos pela Paz”, na Associação Comercial de São Paulo. O evento foi realizado para comemorar o 21 de Setembro, Dia Internacional da Paz e o presidente em exercício da ACSP, Roberto Mateus Ordine, falou que “a paz é necessária para vivermos com tranquilidade no mundo”.

Em seguida, Berenice Gianella destacou o compromisso da Prefeitura com o tema. “O prefeito Bruno Covas fez questão que estivéssemos presentes nesse encontro, sem paz não se vive. Nós precisamos pensar em que país queremos construir, respeitar os movimentos sociais, os partidos políticos, trabalhar a questão da paz nas escolas”, afirmou.

Troféu Marco da Paz

Foram homenageados com o Troféu 30 jovens indicados pelas Sedes Distritais da ACSP pela promoção da cultura de paz. A Associação Comercial de São Paulo, por meio de seu idealizador, Gaetano Brancati Luigi, homenageia, com a réplica do Marco da Paz, pessoas e instituições que se destacam pela sua atuação no trabalho de ação social e pela construção da cultura de paz no mundo.

O monumento original encontra-se no Pateo do Collegio, onde nasceu a cidade de São Paulo, e é único no gênero. Foi criado, entre outras coisas, para inspirar na humanidade a importância da Cultura da Paz, para que, nas nossas futuras gerações, ele seja a realidade que buscamos de um mundo melhor.

Cultura de Paz

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) define como Cultura de Paz o comprometimento de promover e vivenciar o respeito à vida e dignidade de cada pessoa sem discriminação ou preconceito, a rejeição de qualquer forma de violência, o compartilhar de tempo e recursos com generosidade a fim de terminar com a exclusão, a injustiça e a opressão política e econômica, desenvolver a liberdade de expressão e diversidade cultural através do diálogo e da compreensão do pluralismo, manter um consumo responsável respeitando todas as formas de vida e contribuir para o desenvolvimento das comunidades, países e planeta.