Imigrantes venezuelanos recebem ministro de Relações Exteriores em CTA de São Mateus


Imigrantes venezuelanos abrigados no Centro Temporário de Acolhimento (CTA) de São Mateus receberam nesta quinta-feira (2) a visita do prefeito municipal Bruno Covas e do ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes. A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, e o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará, também participaram da visita ao equipamento, que está sob responsabilidade desta última pasta.

Dos 212 imigrantes venezuelanos abrigados nos CTAs de São Mateus, Butantã e Penha, 67 estão empregados – São Mateus acolhe 167. A visita teve por objetivo mostrar ao ministro as instalações do equipamento. Aloysio Nunes conversou com os imigrantes e comentou o que viu: “O acolhimento que, em parceria com a sociedade civil, a prefeitura dá aos imigrantes venezuelanos é exemplar, fraternal e com condições dignas”, disse o ministro.

Para o prefeito Bruno Covas, a força de São Paulo está na contribuição histórica do imigrante. “É um compromisso da cidade receber aqueles que estão passando por uma necessidade e que precisaram sair dos seus países”, disse.

Segundo a secretária Eloisa Arruda, é importante para a população de São Paulo ter conhecimento de como a cidade vem recebendo aqueles que a procuram, lembrando ainda que a maioria dos paulistanos é descendente de imigrantes. “Esse processo já se deu anteriormente com a vinda de nossos ancestrais, estamos repetindo essa história de acolhimento”.

Ao receber os imigrantes venezuelanos, a Prefeitura de São Paulo atende a um pedido do governo federal e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Participam do trabalho de acolhimento e atendimento as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Saúde, Educação e Relações Internacionais. Dos 212 venezuelanos abrigados em CTAs, 185 são homens e 27 mulheres.

Centro de Referência
A estada na capital inclui atendimento em diversos idiomas como português, espanhol, francês, inglês, árabe, crioule, suahili, lingala, entre outros, no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), administrado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDH).
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua Major Diogo, 834 - Bela Vista, ofertando orientação para regularização migratória, assessoria jurídica (em parceria com a Defensoria Pública da União), encaminhamentos para serviços públicos especializados nas áreas de trabalho, assistência social, saúde, moradia e educação. A equipe também atende vítimas de violações em direitos humanos, em especial de trabalho análogo à escravidão.
A pasta ainda conta com o projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes – em que são oferecidos cursos em escolas municipais estruturados em módulos, com material didático próprio e aberto para imigrantes de todas as nacionalidades.