Na Zona Leste, Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont completa dois anos

 

Com festa, apresentações de dança e música, e com direito a bolo, o Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont, na Zona Leste, completou na sexta-feira passada, 27 de julho, dois anos de existência.

O nome do Centro de Cidadania é uma homenagem à jovem de 18 anos, que foi assassinada em 20 de julho de 2016 na Avenida Nordestina, onde o equipamento está localizado, uma movimentada via na região de São Miguel Paulista.

A cerimônia contou com a participação da mãe de Laura, Zilda Vermont, e de familiares. Coube à secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, apagar as velinhas do bolo de aniversário. “O Centro de Cidadania Laura Vermont não é só para a população da Zona Leste, é para toda São Paulo. Gostaria que exemplos como esse se estendessem por toda a cidade. Estou vendo aqui muitas famílias. É um trabalho de acolhimento e eu sei que ainda há muito preconceito a ser superado”, disse a secretária.

No Centro Cultural LGBTI Laura Vermont são desenvolvidas ações de promoção da cidadania LGBT e de Direitos Humanos, com a realização de seminários, palestras e cursos. Também são atendidas vítimas de violência, preconceito e discriminação, que recebem apoio jurídico, psicológico e serviço social para acompanhamento e registros de boletins de ocorrência.

Além do Laura Vermont, na zona leste, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), mantém outros três centros de cidadania, nas regiões central (Consolação), sul (Santo Amaro) e norte de São Paulo (Parada Inglesa). Os centros de cidadania também atuam na mediação de conflitos e desenvolvem palestras de conscientização e sensibilização de servidores públicos. Um dos destaques é o Programa Transcidadania, desenvolvido a partir de 2017, com cursos profissionalizantes, complementação de estudos e encaminhamento ao mercado de trabalho para mulheres transexuais e homens trans.

As atividades de comemoração do aniversário de dois anos do Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont começaram na quarta-feira anterior, 25, com a formatura de beneficiários e beneficiárias do programa Transcidadania. Na segunda-feira (23), foi promovido o “Café com Parceiros” para celebrar as parcerias feitas desde a inauguração do Centro.