PREFEITURA DE SÃO PAULO

Secretária fala sobre Direitos Humanos e Justiça Internacional para alunos da UNINOVE

23/08/2017 16h53

 

 

Convidada pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, proferiu palestra sobre Direitos Humanos e Justiça Internacional na Semana Jurídica da Universidade, realizada na última terça-feira (23). Ao apresentá-la, o professor e ouvidor geral do Estado de São Paulo, Gustavo Ungaro, fez um breve histórico sobre a trajetória profissional da secretária.

O professor destacou que a secretária foi convidada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para participar da reconstrução do sistema de Justiça, em Timor Leste, país devastado pela guerra. “A professora Eloisa Arruda ficou por dois anos de sua vida naquele país, em condições precárias, abrindo mão de seu convívio familiar para colocar em pratica o compromisso com a Justiça e com os Direitos Humanos. Estamos diante de uma professora que apregoa lições valiosas e as coloca em prática também nas diversas atuações públicas que desempenha”, completou.

Eloisa Arruda, também professora de Direito Processual e Penal da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), desenvolveu o conceito de Direitos Humanos para uma plateia formada por alunos de Direito e professores universitários, utilizando diversas associações históricas – desde a primeira guerra mundial até o surgimento da ONU – e as leis estabelecidas no decorrer de cada período. Em cada relato, a secretária também comentou fatos ocorridos no Brasil e passagens de sua vida profissional para que todos conseguissem assimilar e comparar a importância destas leis no contexto internacional.

“Quero incentivá-los para que fiquem mais próximos às questões relativas aos Direitos Humanos,sem preconceitos. Infelizmente no Brasil, esse conceito foi sendo deturpado mas, vendo o tamanho desta plateia, constato aqui o número de pessoas que podem se envolver na proteção dos Direitos Humanos na sua integralidade, ou seja, respeito à dignidade humana, algo que nos contamina e nos une”, afirmou Eloisa Arruda.

À mesa da palestra estavam o diretor do Curso de Direito, Sérgio P. Braga e os professores Rodolfo M. Richardo, Clarice M. Reis, Daniela G. Pereira, Gustavo Ungaro e Leandro André Lima.