Novos membros do Grande Conselho Municipal do Idoso tomam posse em cerimônia na Câmara

Evento foi realizado nesta segunda-feira, dia 12. Votação aconteceu no dia 12 de abril, com a participação de 2.605 eleitores

Tomaram posse nesta segunda-feira, dia 12, os novos membros do Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI), eleitos em votação realizada no dia 12 de abril, nas 32 subprefeituras da Cidade. A cerimônia foi realizada no salão nobre da Câmara Municipal, centro, e contou com a presença de Larissa Beltramim, secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania do Município; de Guiomar Silva Lopes, coordenadora de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC); do vereador Mário Covas Neto, presidente da Comissão Extraordinária Permanente do Idoso e Assistência Social; de Luciana Seldmann, representante do vereador Gilberto Natalini; de Marly Augusta Feitosa da Silva, presidenta do Grande Conselho Municipal do Idoso de 2012 a 2014; e de Rubens Casado, novo presidente do GCMI.

"Um dos grandes passos do conselho que toma posse hoje é fazer o monitoramento do Programa de Metas da Prefeitura, que tem como um de seus objetivos promover os direitos das pessoas idosas na Cidade, com metas que perpassam a Assistência Social, a Saúde e os Direitos Humanos", disse Larissa Beltramim. "Todas as pessoas, em especial os idosos, precisam ter garantido o seu direto à Cidade."

A lista com os nomes dos novos membros do GCMI foi publicada no dia 24 de abril, no 'Diário Oficial da Cidade', de acordo com o cronograma estabelecido pelo Regulamento Eleitoral da eleição, que contou com a participação de 2.605 idosos. Cada macrorregião do Município elegeu nove conselheiros, totalizando 45 representantes.

No dia 29 de abril, os membros eleitos realizaram a Assembleia-Geral do GCMI, para a eleição dos cargos da Secretaria-Executiva. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), na Rua Líbero Badaró, 119, centro.

Os 45 conselheiros eleitos são:

MACRORREGIÃO CENTRO-OESTE

- MIRIAN ITO TANAKA (36 votos)
- CELINA CRIZANTE DA SILVA (33)
- MARIA APARECIDA BATISTELA (32)
- ELIO JOVART BUENO DE CAMARGO (31)
- GERALDO JOSÉ DA CUNHA (31)
- ISAÍAS VIRGÍNIO DA SILVA (26)
- LUCAS NERI SILVA (25)
- RUTH ALTAMIRANO LAVADENZ (19)
- ANTONIO ZANATA (16)

MACRORREGIÃO LESTE

- FRANCISCO MIGUEL FILHO (112 votos)
- ANTONIO SANTOS DE ALMEIDA (111)
- PRUDENCIANA MARTINS APARIZ (95)
- ALAIDE RODRIGUES (72)
- MARIA PEREIRA DE HOLANDA (64)
- OLAVO DE ALMEIDA SOARES (56)
- EDSON MARTINS DOS REIS (43)
- MARIA DAS GRAÇAS SOUZA COUTINHO (25)
- ANTONIO MARTINS DA COSTA (20)

MACRORREGIÃO NORTE

- RUBENS CASADO (160 votos)
- CLOTILDE BENEDIK DE SOUZA (89)
- MARIA TERESA GUASTALLA (59)
- FRANCISCO JOSE DE OLIVEIRA (47)
- MARIO OMURA (36)
- MARIA MADALENA PEREIRA (34)
- CLARICE MACEDO DE ALMEIDA (33)
- TEREZINHA EUZÉBIO VASQUES (30)
- JOSEFINA SBRAGIA FORNER (25)

MACRORREGIÃO SUDESTE

- RUBENS APARECIDO RIBEIRO (149 votos)
- NEIDE DUQUE SILVA (72)
- JOSE FRANCELINO DE SOUZA (35)
- JUSTINA VICTORIA DULCIDIO FERREIRA FERRAZ (29)
- JOÃO TIMÓTEO DA SILVA (20)
- NEUSA SPINELLI RUAS (20)
- JOSÉ GARIS DEL VALLE (20)
- CELIA REGINA SILVA BICUDO (16)
- LUIZ CARRANO (14)

MACRORREGIÃO SUL

- NILDA ABDO GORAYB FLÓRIO (139 votos)
- JANETE AZEVEDO DO NASCIMENTO (88)
- HILDA JACINTA DA SILVA (79)
- ELISABETH FERREIRA (73)
- MARIA DOS ANJOS FÉLIX DE FREITAS (40)
- MARCELINO JOSÉ RIBEIRO DOS SANTOS (35)
- EDITE CUNHA (33)
- JOSÉ FELICIANO (30)
- MARIA DA GUARDA ROCHA (29)

Veja o resultado completo da apuração do 'Diário Oficial da Cidade'

O GCMI

O Grande Conselho Municipal do Idoso foi instituído em 1992, pela Lei Municipal nº 11.242, atendendo à necessidade de criação de um órgão que representasse a população idosa na administração municipal.

O Conselho está atualmente vinculado à Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e tem como atribuições receber denúncias e reivindicações do movimento organizado e informar e orientar a população idosa sobre os seus direitos, além de recomendar normas de funcionamento de instituições de longa permanência, acompanhando e avaliando o seu desempenho.

Programa de Metas

Das 13 metas sob responsabilidade da SMDHC que constam do programa da Prefeitura para os próximos anos de gestão, as duas que se referem a políticas para idosos estão em implementação: desenvolver a campanha de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa e criar a Universidade Aberta da Pessoa Idosa do Município.

 

Fotos: Comunicação/SMDHC