Mercadão de Pinheiros realiza festival inédito de comida asiática no próximo sábado (21/10)

1º NekôFest promove encontro entre comida e cultura popular do continente

Quem for ao Mercadão de Pinheiros no próximo sábado (21/10) terá a oportunidade de saborear a cultura asiática em suas múltiplas vertentes. Além de provar comidas típicas de diversos países do continente, o público poderá participar de oficinas, apreciar sua cultura popular e comprar o artesanato da região. Esta é a proposta do 1º NekôFest Gastronomia e Cultura Asiática, evento inédito que ocorre das 11h às 21h, com entrada gratuita.

De acordo com o Secretário Executivo de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento (Sesana), Carlos Fernandes, “a iniciativa é mais uma prova do compromisso da Prefeitura em oferecer oportunidades e parcerias para a promoção de eventos culturais, gastronômicos e sustentáveis. Além disso, essa parceria reforça o compromisso com a valorização do patrimônio cultural da cidade e o fomento do turismo local”.
A agenda gastronômica conta com a participação de renomados restaurantes, cervejarias artesanais, confeitarias e cafeterias. Drinks asiáticos e sobremesas já populares no Brasil, como os famosos choux cream, poderão ser desfrutados ao som da percussão japonesa do Grupo Himawari Taiko; e do Kpop das KC Girls, entre outras atrações. Na “pista” haverá também ritmos da Polinésia, com o Hula Aloha Brasil; e da Índia, com o Maharani Dreams. Os dragões chineses do Templo Lohan colorem e alegram a festa com música.

Quem quiser botar a mão na massa poderá participar de oficinas de culinária coreana, com o chef João Son; e de arte em tecidos (Furoshiki), com a equipe da Oyahou. Para fazer os pratos em casa, haverá objetos da cozinha asiática à venda na feirinha de artesanato.

O evento é realizado pelo aplicativo Vou de Nekô, dedicado à gastronomia e à cultura asiática na cidade de São Paulo, e conta com o apoio da Sesana, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.

Em breve, o Mercadão receberá também um espaço para comércio de alimentos orgânicos do Polo de Ecorismo de Parelheiros. O objetivo é fortalecer a economia criativa e promover a diversidade cultural da cidade de São Paulo.


Restaurantes confirmados

Entre os restaurantes já confirmados estão os japoneses Hidden By 2nd Floor (icônico restaurante asiático); o Sozai Japanese Deli, que participa com futomakis; o Pato Rei, que oferece croc sandos e omuraissu de cogumelo ou porco; e o Oyako Tsukemono, com onigiris, onigirazus e tsukemonos.

Da Índia, participa o Samosa & Company, com cardápio de samosas e curries. Da culinária coreana, Priscila Jung e Dekidin trazem hot-dogs, kimchis, banchans e tsukemonos; Ihho Korean Food, espetinhos e Bulgogui; Omonah, frango frito coreano, além do Seok Joung Restaurante. Os apreciadores da comida tailandesa poderão desfrutar da comida do Lanikai, restaurante havaiano tradicional; e os da cozinha vietnamita, do cardápio do Bánh Mì. Para quem vai de hamburguer, o The Pitchers e o Sandoiti, fazem receitas com pegada asiática.

Outras presenças confirmadas são a Japas Cervejaria e a ? PRIUS, que participam com cervejas artesanais; Izakaya Donchan e Taka Drinks, que servem drinks asiáticos; a padaria japonesa Hakkopan; a Moti Confeitaria e a Doguh Confeitaria, com doces japoneses como o choux cream, além de cafeterias como a Bori Café; lojas chá como a Mori Chazeria, e a de objetos de cozinha, como a Oyahou.


SERVIÇO
O quê: 1º NekôFest Gastronomia e Cultura Asiática
Quando: 21/10
Horário: 11h às 21h
Onde: Mercadão de Pinheiros. Rua Pedro Cristi, 89, próximo ao metrô Faria Lima, linha amarela.