Prefeitura lança “Meu Trampo” projeto de empreendedorismo para 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social

Com aulas teóricas, apoio para criação de um plano de negócios e acompanhamento de consultores por 90 dias, jovens terão oportunidade de geração de renda

Com a presença do prefeito Ricardo Nunes, a Prefeitura de São Paulo lançou nesta sexta-feira, 27/01, o projeto Meu Trampo, cuja meta é capacitar 10 mil novos micros e pequenos empreendedores jovens que vivem em comunidades em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa é da Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com o Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa, autor da metodologia By Necessity.

De acordo com essa metodologia, os participantes recebem formação para executar projetos de negócios a partir da definição de dez passos e um plano de ação: meu sonho, meu perfil, minhas possibilidades, meu negócio, minha marca, meu mercado, minhas vendas, meu time, minhas finanças e minha análise.

O lançamento do projeto ocorreu no auditório da Prefeitura, no Edifício Matarazzo, no chamado centro histórico da cidade. Antes do início da cerimônia, vários tipos de serviços foram oferecidos na área externa em frente ao edifício sede, incluindo uma unidade móvel LGBTI da SMDHC.

Para a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine, o Meu Trampo, permite acompanhar toda a trajetória do participante. “Para muitos jovens, o empreendedorismo pode significar uma nova oportunidade e também um meio de sustento para a família. Por meio desse programa, vai ser possível identificar um caminho a seguir, criar um plano de negócio e acompanhar o desenvolvimento dos projetos”.

O coordenador de Políticas para Juventude, Ramirez Lopes, falou sobre o significado da iniciativa. “Hoje a gente lança o maior programa de empreendedorismo que essa cidade já viu, com o maior número de vagas de capacitação e isso é histórico. As juventudes muitas vezes não têm a oportunidade de estar nesses espaços, mas nós estamos fazendo o caminho contrário, buscando essas juventudes para elas transformarem a realidade em que vivem, gerarem renda.

Nas aulas serão abordados temas como criação de marca, desenvolvimento do produto, projeção de vendas, pesquisa de mercado, levantamento de custos, divulgação do negócio e conceitos financeiros. Ao final, os alunos terão um plano de negócios estruturado. Um dos diferenciais do Meu Trampo é que os estudantes contarão com o apoio de consultores especializados em negócios por 90 dias após o término das aulas, para que consigam colocar em prática tudo o que aprenderam, assegurando que os novos negócios se tornarão suas fontes de renda e autonomia.

A capacitação é composta por cinco aulas que serão ministradas em equipamentos públicos da cidade, especialmente em regiões com maiores índices de vulnerabilidade social. A partir do lançamento, os interessados podem se inscrever pelo site www.meutrampoeempreender.com e as aulas terão início ainda no primeiro trimestre de 2023. Cada turma tem 30 vagas.

“Acreditar no empreendedorismo não significa investir em soluções mágicas ou, ainda, deixar as pessoas ‘sozinhas’ para resolverem seus problemas. Trata-se de ampliar e democratizar as condições para que cada um possa desenvolver e colocar em prática os seus potenciais e ideias, além de acompanhá-los neste caminho, garantir que não irão esmorecer nos primeiros desafios”, afirma o CEO da Besouro, Vinicius Mendes Lima.

Diego dos Santos, 19 anos, morador da zona sul, deposita muitas esperanças no projeto, algo que possa mudar a sua realidade e dar esperanças de uma vida melhor. “Acredito que o curso vai trazer muitas coisas boas, para mim e para a comunidade onde moro”.

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Fotos: Ivan Araújo/ SMDHC