Festa da prosperidade e da abundância será realizada nesta terça-feira no Parque Dom Pedro II

Alasita, tradicional festa boliviana, celebra a cultura popular dos povos andinos

 

Nesta terça-feira (24), o Parque Dom Pedro II, no centro de São Paulo, recebe a Alasita, maior festa da comunidade boliviana que vive na cidade. O evento, considerado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, acontece das 10 às 21 horas e celebra a cultura popular dos povos andinos.

Com muita música, comida e artesanato, a festa é marcada pela aquisição das “alasitas”, miniaturas de bens materiais que simbolizam os desejos de ascensão social e econômica, endereçadas a El Ekeko, deus da abundância na cultura dos povos originários dos Andes.

Realizada pela Associação de Empreendedores Bolivianos (ASSEMPBOL), e apoiada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, o evento celebra a promoção, a integração e autonomia das expressões culturais da comunidade mais numerosa de imigrantes da capital, a boliviana.

De acordo com o Coordenador de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, da SMDHC, Bryan Rodas, “A Alasita exemplifica o papel fundamental do estabelecimento de políticas de fomento à cultura da população imigrante na cidade, possibilitando o acesso ao direto à cidade e ao combate à xenofobia. Compreendendo essa atuação como o estabelecimento de um olhar do migrante como sujeito de direitos e ativo na sociedade de acolhida, na construção de identidades migrantes e no contato intercultural dentre elas”.

Atrações culturais

Grupos de música e dança popular da Bolívia vão se apresentar durante o dia, como o Zapato Roto, que apresenta um repertório de “reggae cumbia”; o grupo de música folclórica Ande Sur e a cumbia eletrônica da Nexus Band.

Na gastronomia, o público poderá provar comidas típicas como o tradicional plato paceño, que leva milho, favas, batatas e queijo; e o chicharrón, feito com carne de porco assada.

O evento ainda contará com a presença de xamãs yatiris e a realização de uma missa para abençoar as alasitas.

Programação:

10h - Abertura
12h - Missa para abençoar as miniaturas “alasitas”
12h30 – Dança folclórica “Ekeko”.
13h30 – Zapato Roto
15h – Fala das autoridades
15h30 – Ande Sur
18h30 – Zapato Roto
21h – Encerramento

 

SERVIÇO
Festa Alasita
Data: 24/01/2023 (terça-feira)
Horário: 10h às 21h
Endereço: Praça Ulisses Guimarães, s/n - Brás (Parque Dom Pedro II), ao lado do Museu Catavento.