Organizações que promovem o ingresso no mercado de trabalho de pessoas negras recebem o Selo de Igualdade Racial

Cerimônia no Expo Center Norte entregou certificados para 45 empresas que atuam na cidade de São Paulo

Entrega do Selo de Igualdade Racial

Em cerimônia realizada na sexta-feira, 18, durante a II Expo Internacional da Consciência Negra, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDHC), entregou o Selo de Igualdade Racial 2022, para organizações do setor privado que reservam ao menos 20% de suas vagas, incluindo cargos de direção, para profissionais negros. Este ano, 32 instituições e outras 13 que renovaram a certificação foram reconhecidas com o Selo.

O programa de promoção e inclusão é desenvolvido pela Coordenação de Promoção de Igualdade Racial, da SMDHC. A Secretária Municipal Soninha Francine, após falar sobre os campos de atuação da pasta, disse na abertura da cerimônia que o Selo de Igualdade Racial 2022 e outras iniciativas de inclusão da pasta “fazem parte do esforço da Secretaria para garantir os Direitos Humanos em todos os setores da sociedade”.

A cerimônia reuniu, além da Secretária Municipal de Direitos Humanos, a Secretária Adjunta Executiva de Promoção da Igualdade Racial, Elisa Lucas Rodrigues, a Secretária Municipal de Segurança Pública Municipal, Elza Paulino, e Ana Cristina Wanzeler, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, a organizadora do evento.

“Este ano o número de empresas certificadas com o Selo foi bastante ampliado, o que prova que estamos no caminho certo. A inclusão da população negra no mercado de trabalho, nosso principal objetivo, vem aumentando a cada ano, o que demonstra a eficácia das políticas públicas”, avalia a Secretária Elisa Lucas Rodrigues.

Entre as empresas que receberam o Selo está o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS). De acordo com Rosane Santiago, Diretora de Novos Negócios e Inovação, o CIEDS possui em seus quadros pessoas pretas e pardas em 43% dos cargos de chefia e constituem cerca de 55% dos colaboradores, que são quase dois mil.

A instituição sem fins lucrativos trabalha em quatro áreas programáticas: educação, negócios de impacto social, engajamento comunitário e políticas públicas no campo da inclusão e bem-estar. É parceira da Prefeitura na área cultural, da juventude e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “É uma instituição comprometida de muitas formas com a inclusão e ser reconhecida com o Selo é a cereja do bolo de um trabalho que para nós é diário”.

O Selo de Igualdade Racial foi entregue para 45 organizações do setor privado

A Alicerce Educação conquistou o Selo pela primeira vez em 2021 e este ano renovou o certificado. Solange Feliciano, Diretora de Diversidade, ela mesma uma pessoa negra que ocupa cargo de direção na organização, afirma que atualmente o grupo já superou o patamar de 40% de pessoas pretas e pardas em todos os níveis e planeja chegar aos 50% já em 2024. A sua equipe de trabalho é multidisciplinar e inclui estudantes de diferentes áreas que dedicam quatro horas de trabalho diário para o desenvolvimento dos projetos.

A WoMakersCode, Organização da Sociedade Civil (OSC) de tecnologia, tem como objetivo aumentar a participação das profissionais negras nesta área, por meio de cursos de capacitação. Atualmente, segundo Cynthia Zanoni, engenheira de software e fundadora da OSC, o mercado de tecnologia tem menos de 1% de pessoas negras em cargos de liderança, assim instituição oferece cursos de capacitação gratuitos para formar e proporcionar a essas mulheres o acesso à carreira profissional.

A organização, composta exclusivamente por mulheres, começou como um coletivo no Rio Grande do Sul, em 2015, e se consolidou como OSC em 2021. Hoje atua não só no sul do país, como no Sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro) e no Nordeste (Recife). Tanto no seu quadro profissional como em quantidade de colaboradores, a OSC já conseguiu incluir 50% de pessoas negras no mercado de trabalho.

II Expo Internacional

A Expo Internacional da Consciência Negra, promovida pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais no final de semana (dias 18 a 20/11), no Expo Center Norte, reuniu milhares de pessoas em atividades como palestras, rodas de conversas, shows de samba e MPB. Os frequentadores puderam comprar produtos representativos do empreendedorismo negro em dezenas de estandes de empresas, entre editoras, confecções e outras atividades comerciais e de serviços.

Secretarias Municipais, entre as quais a de Direitos Humanos e Cidadania, também estavam presentes para divulgar os seus serviços. Além de um estande para distribuição de materiais de divulgação e orientação sobre como denunciar o racismo durante a realização da II Expo, a SMDHC promoveu no dia 18, data de entrega do Selo de Igualdade Racial 2022, uma atividade de conscientização e formação para motoristas e cobradores de ônibus sobre o combate ao racismo.

A iniciativa faz parte da campanha Ponto Final ao Racismo, que também ocorre nas garagens de ônibus e é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte e a SPTrans.

A secretária executiva adjunta de Igualdade Racial, Elisa Lucas Rodrigues, fala a motoristas e cobradores de ônibus

Um ônibus foi colocado no espaço da Expo para entrega de materiais de divulgação da campanha ao público. A Secretária Elisa Lucas Rodrigues e o coordenador de Promoção da Igualdade Racial da SMDHC, Daniel Almeida dos Santos, falaram sobre a importância dos motoristas e cobradores, enquanto agentes do combate ao racismo no transporte público e também como eventuais vítimas do preconceito racial saberem como atuar em situações que envolvam a violação de direitos da população negra.

Conheça todas as empresas certificadas pelo Selo de Igualdade Racial, neste link.

Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação da SMDHC
E-mail: smdhcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: +55 (11) 2833-4160/4174/4175/4176 ou 4210