Cidade de São Paulo abre novas vagas para curso de formação profissional de jovens

Oferecido pela Prefeitura de São Paulo, Programa Bolsa Trabalho mescla tecnologia, empreendedorismo e direitos humanos, com bolsa de R$ 627,21 aos participantes

As juventudes da cidade de São Paulo têm uma nova oportunidade de participar de um curso gratuito de introdução ao mercado de trabalho, que engloba empreendedorismo, tecnologia e cidadania ativa. É o Programa Bolsa Trabalho: Juventude, Trabalho e Fabricação Digital, de formação profissional, que inclui ainda um bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 627,21 no período de cerca de seis meses de duração do programa.

As inscrições poderão ser realizadas de 18 a 22 de maio, por meio de formulário que pode ser acessado por aqui e que ficará disponível durante o período de inscrições. Serão abertas 108 vagas para a turma do segundo semestre de 2022, que vai de julho a dezembro. O programa estimula a candidatura de jovens mulheres, negros, LGBTQIA+, imigrantes, indígenas e jovens com deficiência.

A iniciativa é uma parceria da Coordenação de Política para Juventude, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) e Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT). As aulas acontecem nos FAB LABS, rede de laboratórios digitais da Prefeitura de São Paulo e outros equipamentos públicos da cidade.

“O Bolsa Trabalho dá oportunidade de introdução à formação tecnológica de jovens, de baixa renda, que estejam desempregados, de modo a ajudar na inserção ao mercado de trabalho”, afirma o coordenador de Políticas para a Juventude da Secretaria de Direitos Humanos, Ramirez Lopes. “Ao mesmo tempo, o programa proporciona ao jovem conteúdo relacionado aos direitos humanos e cidadania ativa, que contribui para sua formação cidadã”.

As aulas acontecem no período da manhã, três dias por semana, às segundas-feiras, com conteúdo ministrado pela SMDHC, e às terças e quartas-feiras, nos laboratórios dos FAB LABS, da SMIT, onde o participante vai aprender a operar em equipamentos como computador e impressora 3D.

Quem pode participar

Podem se inscrever no Programa Bolsa Trabalho apenas jovens com idade entre 16 e 20 anos, moradores da cidade de São Paulo há no mínimo 2 anos, que estejam matriculados na escola ou que já tenham concluído o ensino médio, desempregados há no mínimo 6 meses e sem receber seguro-desemprego, e que pertençam a famílias cuja renda por pessoa seja de até meio salário mínimo.

Sobre o Programa Bolsa Trabalho

O Programa Bolsa Trabalho é regido pela lei 13.841, de 7 de junho de 2014 e é realizado em parceria entre a Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. Anualmente são formados 216 jovens, divididos em 2 turmas semestrais. O programa já formou mais de 700 jovens da cidade de São Paulo.
FAB LAB Livre SP

A Prefeitura de São Paulo detém uma das maiores redes de laboratórios públicos de fabricação digital do mundo - o programa FabLab Livre SP. Inspirados na filosofia da “cultura maker” ou “faça você mesmo”, os 13 laboratórios oferecem espaços colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, onde o cidadão possui acesso livre, por meio de tecnologia de ponta, para desenvolver ideias e projetos.

Os cursos e oficinas permitem a criação de quase tudo, de uma pequena escultura a um drone, robô ou prótese. São mais de 30 tipos de formações sobre temas como modelagem 3D, robótica e marcenaria, eletrônica e fabricação de projetos.

Clique aqui e conheça mais sobre a Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital.