Prêmio Padma Shri entregue em São Paulo

Escritora e conferencista Lia Diskin recebe prêmio do governo indiano por serviços sociais

Nesta manhã de sexta-feira (6/5) a escritora e conferencista Lia Diskin recebeu do embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, o prêmio Padma Shri, por sua destacada contribuição social. A concorrida e rara cerimônia, reuniu representantes do corpo diplomático de diversos países e ativistas de Direitos Humanos, no Centro Cultural Swami Vivekananda, em São Paulo, e contou com a participação da secretária municipal de direitos humanos e cidadania, Soninha Francine, representando o prefeito Ricardo Nunes.

O prêmio Padma Shri, uma das maiores honrarias do governo indiano, foi instituído em 1954 e a maioria esmagadora dos agraciados é composta por cidadãos do País. A solenidade de entrega acontece em Nova Delhi, na sede do governo indiano, comandada pelo próprio presidente da Índia. Só foi entregue em São Paulo a pedido de Lia, que não pôde viajar à Índia, devido a compromissos previamente assumidos.

Nascida na Argentina e radicada no Brasil, Lia é escritora, conferencista e coordenadora do Comitê Paulista para a Década de Paz - programa das Nações Unidas para a disseminação da cultura de paz. Lia é mundialmente conhecida por difundir as ideias de Ghandi e a prática da não violência no Brasil, América Latina e em outros países. “Nós sabemos como é difícil sustentar a mensagem da verdade e da não violência. O conhecimento não é acompanhado pela civilidade. A própria Índia, em seus 5 mil anos ininterruptos de reflexão chegou a esta conclusão. A Europa, do alto de sua erudição, cedeu à violência e ao horror de duas Guerras Mundiais e hoje em 2022 está em conflito”, disse Lia em discurso. “Não é uma parede cheia de títulos e diplomas que garante a civilidade”, ressaltou.

A secretária Soninha Francine ressaltou a importância do prêmio e de iniciativas que reconheçam ações e trabalhos que merecem ser destacados. “Pessoas como a Lia colocam o outro como prioridade e fazem isso sem pensar em prêmios. Destacar a importância de pessoas como ela é um benefício pra toda a sociedade porque torna suas histórias, seu trabalho, ainda mais conhecidos”, disse Soninha.

Lia Dinkin

Lia é Fundadora da Associação Palas Athena. Conhecida internacionalmente por seu trabalho em favor dos Direitos Humanos, é escritora e recebeu o Prêmio UNESCO 2006 em Direitos Humanos e Cultura de Paz. Membro da World Wildlife Fund (Fundo Mundial para a Natureza).
Seus livros são adotados em São Paulo e em seis outros estados. Formou uma rede de 40 mil professores que transmitem as mensagens de Direitos Humanos e organiza celebrações todos os anos, desde 1982, levando a mensagem de Ghandi, da não violência para as crianças.
São Paulo possui o Selo de Direitos Humanos e Diversidade que destaca boas práticas de organizações e promove um ambiente colaborativo para a troca de experiências.

Conheça a Rede de Organizações do Selo de Direitos Humanos e Diversidade no LinkedIn.