Em ano marcado pela pandemia, 9º Festival de Direitos Humanos terá programação intensa na cidade de São Paulo

Evento começa no sábado (4/12) com apresentação de teatro e música na Vila Itororó, até o dia (10/12) a cidade terá oficinas, painéis, exposições, cinedebates e um evento virtual sobre a presença negra na literatura com a aclamada autora Conceição Evaristo

O Festival de Direitos Humanos, iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), começa no sábado (04/12) e se estende até o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). Em sua 9ª Edição, a programação mescla atrações presenciais e virtuais que incluem a participação da premiada escritora Conceição Evaristo, um dos maiores talentos da literatura nacional. Durante o festival o público poderá participar de cine debates, oficinas, paineis e conferir exposições fotográficas de temas relacionados à garantia de direitos fundamentais e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Todas as atividades são gratuitas, e presença, em muitas delas, dá direito a certificados de participação que podem valer como créditos complementares em instituições de ensino.

A abertura será no sábado (04/12), no Centro Cultural Vila Itororó, e contará com uma apresentação de teatro e shows de música. Este ano o Festival segue o tema do aprofundamento das desigualdades no contexto da pandemia, com uma proposta de atividades descentralizadas, que se espalham pela cidade. Os prêmios Nelson Mandela, Dom Paulo Evaristo Arns e o Alceri Maria Gomes da Silva, três das principais premiações de Direitos Humanos da cidade de São Paulo, serão entregues dentro da programação do evento.

“Celebrar a promoção e a defesa dos direitos humanos é essencial para seguirmos fortes em nosso propósito de construir uma São Paulo mais humana, e se reveste de maior importância no nosso momento atual, que tem o aumento das desigualdades sociais como um dos pincipais reflexos da pandemia”, afirma Claudia Carletto, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. “Por meio da arte, oficinas de formação, da troca de conhecimentos e vicências, o Festival estimula a conscientização e a participação social dos paulistanos”, conta.

Outro destaque da programação é a exposição fotográfica “Idade: Vidas em Atividade”, que retrata pessoas idosas participantes de serviços da Prefeitura de São Paulo com foco no envelhecimento ativo, registradas pelas lentes do fotógrafo Piti Reali. A exibição fica em cartaz na Praça das Artes de 06 a 10/12, espaço que também recebe um painel sobre o Programa Recorda SP, iniciativa de valorização da pessoa idosa da cidade de São Paulo, com objetivo de resgatar e registrar experiências e memórias.

O que é o Festival de Direitos Humanos

Esta é a nona edição do Festival dos Direitos Humanos, que é desenvolvido desde 2013 pelo Departamento de Educação em Direitos Humanos da SMDHC. O evento tem como objetivo ressaltar a importância da participação cidadã na temática da garantia de direitos e acompanhamento de políticas públicas.

A realização do Festival também celebra o Dia Internacional do Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro. Nesta data, em 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento elaborado quando o mundo se recuperava dos efeitos do conflito da Segunda Guerra Mundial.
A inscrição para obter os certificados de participação deve realizada no formulário disponível aqui.

Confira a programação completa da abertura do 9º Festival de Direitos Humanos e Cidadania.

4/12 - Abertura do Festival de Direitos Humanos:

CERIMÔNIA | Abertura do 9º Festival de Direitos Humanos
Horário: 18h
Local: Centro Cultural Vila Itororó (R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista)

TEATRO | As Mulheres dos Cabelos Prateados
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Vila Itororó (R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista)
Sinopse: Durante a ditadura militar brasileira, com a expansão espacial dos seres humanos, as mulheres Zurk, alienígenas de cabelos prateados habitantes da Lua, passam a temer uma guerra, mas, por serem justas, decidem fazer uma investigação antes de desintegrar a humanidade. Enviam para o Brasil a relatora Zarka, com a missão de narrar a vida dos terráqueos. Ao se deparar com um ato de mulheres dançando em praça pública pela memória de mortos e desaparecidos, ela tenta entender os absurdos daquele contexto, e é através do seu olhar que conhecemos Nilze, Jacira, Dilinda e Márcie, personagens inspiradas em acontecimentos da vida de mulheres reais apagadas da história.
Ficha Técnica: Camilla Flores, Carlota Joaquina, Gabrielle Araújo e Silmara Deon.
Trilha Sonora e Discotecagem Ao Vivo: DJ Evelyn Cristina
Direção: Ave Terrena e Georgette Fadel
Dramaturgia: Ave Terrena
Produção: Caboclas Produções

SHOW | DJ Pardi
Horário: 20h
Local: Centro Cultural Vila Itororó (R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista)


Acesse aqui a programação completa do 9º Festival de Direitos Humanos