Mês da Consciência Negra teve entrega do Selo de Igualdade Racial e ações nos transportes e locais públicos

Uma intensa programação desenvolvida pela SMDHC e parceiros levou informação para a população e conscientização sobre as questões raciais, incluindo a necessidade de denunciar crimes de racismo

Entrega do Selo da Igualdade Racial para empresas e instituições do setor privado que desenvolvem programas de inclusão de profissionais negros; mensagens nos trens e divulgação em painéis nas estações do metrô e da CPTM contra o racismo; atividades culturais no transporte público e em shopping center, e ação nos relógios da cidade. Essas e outras iniciativas fizeram parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), e parceiros.

No Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro e nos dias 21 e 22, a cidade de São Paulo parou para prestigiar a realização da primeira Expo Internacional da Consciência Negra, promovida pela Prefeitura no Pavilhão Oeste do Anhembi, zona norte de São Paulo.

O evento que teve público de mais de 14 mil pessoas, contou com a participação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial com um estande, oferecendo ao público orientações e o apoio de especialistas que atuam no acolhimento à população negra e recebem denúncias de racismo. Mais de mil pessoas passaram pelo estande da SMDHC e receberam o atendimento de psicólogos, assistentes sociais e advogados que atuam na linha de frente do combate ao racismo, por meio dos oito centros de referência espalhados em todas as regiões da cidade. Denúncias de racismo e de violação de direitos foram relatadas pelos visitantes da Expo e devidamente acolhidas e encaminhadas pelos profissionais.

Além do estande, a equipe de promoção da Igualdade Racial da SMDHC trouxe para a feira a apresentação da peça teatral: “Um Canto a Carolina de Jesus” - Espetáculo Musical infanto-juvenil livremente inspirado no livro-diário “Quarto de despejo” da aclamada escritora Carolina Maria de Jesus.

A entrega do Selo da Igualdade Racial da SMDHC, no dia 22 de novembro, foi o evento principal de encerramento da feira internacional. A cerimônia realizada no auditório da Expo, certificou 30 instituições, das 41 que se inscreveram em edital de credenciamento do programa.

O Selo da Igualdade Racial, programa desenvolvido pela Coordenação de Promoção de Igualdade Racial da SMDHC, destacou o papel das instituições do setor privado que acolhem na totalidade de seus quadros, de chefias a cargos intermediários, ao menos 20% de profissionais negros.

A iniciativa do Selo da Igualdade Racial busca incentivar o setor privado a ir além do percentual exigido e estimula as instituições que ainda não atingiram esse nível a desenvolver políticas de inclusão. Como resultado, ajuda a aumentar a representatividade e a inclusão no mercado de trabalho da população negra, que enfrenta desigualdades históricas de colocação.

O trabalho da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial pode ser divulgado em estande na I Expo, cuja montagem contou com a parceria da Fábrica de Cultura de Brasilândia, por meio de seu coordenador Rubens Moraes, que cedeu os totens utilizados. Destaque para os oito Centros de Referência (CPIRs), criados a maioria este ano pela Prefeitura de São Paulo, em diferentes regiões da cidade de São Paulo, para receber denúncias de injuria racial e racismo, prestar apoio jurídico, psicológico e social, além de difundir a cultura afro-brasileira para a população.

A visita e orientação sobre igualdade racial para cerca de 80 motoristas das empresas de ônibus concessionárias da SPTrans foi outra ação realizada no evento. A SPTrans mantém parceria com a SMDHC para capacitação e sensibilização de profissionais para a questão racial e para divulgar materiais de conscientização contra o racismo nos coletivos e terminais.

Mensagens nos transportes públicos

Durante o Mês da Consciência Negra, SMDHC e Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado se uniram para levar aos usuários do metrô e da CPTM mensagens de valorização da cultura negra e de como denunciar casos de racismo. Nas estações Palmeiras-Barra Funda e no Terminal Jabaquara foram instalados no dia 17 de novembro painéis de 6 m e 3m divulgando o serviço SP 156, como canal de denúncias da população. Por intermédio das telas da TV Minuto, os usuários do metrô puderam assistir os vídeos sobre a campanha contra o racismo no interior dos vagões.


No dia 19, na Estação Luz da CPTM, a valorização da cultura negra veio na forma de desfile de moda afro, a partir de criações dos participantes do projeto “Moda Cidadã, Quebrando Preconceitos”, iniciativa da organização não governamental Instituto Akhanda, para promover a cultura negra e descobrir novos talentos para o mundo da moda. Uma roda de conversa sobre Pluralidades Negras também foi realizada no local, com dez representantes de entidades do movimento negro.
Ações em shopping

No Shopping Light, no centro histórico da cidade, a administração do estabelecimento trocou a exposição de mercadorias pela vitrine principal por uma mensagem sobre o Mês da Consciência Negra e de divulgação do SP156, que entre outros diversos serviços para a população, também acolhe denúncias contra o racismo, por meio de atendimento especializado, com atendentes capacitados pela Coordenação de Promoção da Igualdade Racial.

No interior do estabelecimento, uma vivência cultural incluía painéis sobre a importância das tranças afro como instrumento de identificação de mulheres pretas e de resistência, enquanto profissionais de beleza atendiam os frequentadores oferecendo penteados.

 

Divulgação nos relógios da cidade

No período entre 15 e 30 de novembro, o cidadão paulistano pode conferir a mensagem “Mês da Consciência Negra” nos relógios digitais espalhados em avenidas e vias de grande circulação na cidade. Um lembrete para a mobilização feita pela Prefeitura em prol das atividades e ações de conscientização para a causa.