Carta de Compromisso com as Juventudes Brasileiras reforça defesa da democracia

Secretários de Juventude do Brasil propõem medidas para execução de políticas públicas necessárias para conter processo de marginalização social dos jovens brasileiros

A Coordenação de Políticas para Juventude (CPJ), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), vai secretariar os trabalhos de articulação e formulação do Fórum Nacional de Gestores de Juventudes das Capitais, ao lado da Prefeitura de Recife (PE). O organismo, que ainda será criado, surgiu a partir do Encontro Nacional de Gestores de Juventude, que aconteceu recentemente no Rio de Janeiro (RJ), e o compromisso da implementação do Fórum é um dos destaques da Carta Compromisso com as Juventudes Brasileiras.

A Carta Compromisso com as Juventudes Brasileiras propõe medidas para a coordenação, elaboração e execução de políticas públicas no âmbito do Poder Executivo, concentrando-se especialmente nas iniciativas nacionais de aprimoramento de políticas para juventudes. Ramirez Lopes, coordenador da CPJ, é um dos signatários do documento assinado, junto a outros 14 representantes de secretarias, conselhos e comissões voltados para juventudes das capitais brasileiras.

“Junto aos demais gestores de juventude das capitais iniciamos, com esta carta, um movimento nacional de defesa e proposição de ações concretas para esta faixa etária (15 a 29 anos) que chamamos "juventudes" - reconhecendo que são muitas e são plurais. Somos o hoje e nossa potência e união são transformadoras”, afirma Ramirez.

O Fórum Nacional irá propor medidas concretas e normativas para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional que impactem positivamente os jovens brasileiros. Essa iniciativa visa fortalecer as políticas nacionais de juventude e combater a desmobilização de organizações nacionais que cuidam do tema, como o Conselho Nacional da Juventude e o Sistema Nacional de Juventude.

Com a assinatura, os gestores assumem compromissos para conter o processo de marginalização social e promover o empoderamento da juventude, levando em consideração a Agenda 2030 das Nações Unidas.
Esses objetivos deverão ser cumpridos a partir da cooperação entre as instituições responsáveis pelas políticas públicas de juventude nos diferentes municípios que fazem parte do grupo. Dentre as ações, é possível citar: assegurar o direito à cidade; construir políticas públicas comprometidas com a prevenção e combate do genocídio de jovens negros; fornecer capacitação; promover ações de combate à depressão e doenças que afetem a saúde mental; e incluir jovens em instituições políticas.

A carta é assinada por autoridades públicas das capitais dos Estados do São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima e servirá como instrumento de promoção de políticas públicas para todos os demais entes da federação.

Confira aqui o documento completo.