Debates e exibição de documentário levam mais informações sobre a Doença de Alzheimer para a população paulistana

Ações acontecem nos dias 20 e 23 de setembro e buscam aumentar a visibilidade do Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, celebrado no dia 21 do mesmo mês

Com o isolamento social que vivemos por conta da pandemia, encontrar caminhos para estimular o envelhecimento ativo se torna ainda mais necessário para manter hábitos que ajudam a manter uma vida saudável e prevenir doenças, como o Alzheimer. Buscando aumentar a conscientização sobre este tema, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da sua Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa, realiza a programação Conhecimento e Coragem: Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, que promove duas lives com nos dias 20 e 23 de setembro.

As lives da ação, motivada pelo Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, celebrado no dia 21 de setembro, acontecem sempre às 10h, no YouTube da SMDHC. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Doença de Alzheimer afeta 29 milhões de pessoas acima dos 60 anos no Brasil, o que reforça a necessidade de aumentar a conscientização e combater preconceitos sobre o tema.

Na segunda-feira (20/09), acontece um fórum-debate com a exibição do documentário “Pra não dizer que não deixei lembranças”. O curta-metragem traz à tona o tema por meio das histórias de moradores do Asilo Lar Vicentino, em São Vicente, que, em uma sessão de fotos, revelam os seus sentimentos e viram personagens de cinema. Em seguida, o debate será mediado pela professora e doutora pela Universidade de São Paulo Deusivania Falcão, docente do Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora da LabDfam (Laboratório de pesquisa sobre desenvolvimento humano, envelhecimento e família).

Seguindo a programação, na quinta-feira seguinte (23/09), será promovido um painel no formato de perguntas e respostas sobre os aspectos relacionados à doença. A mediação é de Sandra Regina Gomes, especialista em envelhecimento, mestre em Gestão e Políticas Públicas, diretora e fundadora da Longevida Consultoria e ex-coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa da SMDHC, e de Vera Pedrosa Caovila, administradora hospitalar, especialista em Gerontologia Social, pós-graduada em Marketing (FECAP), com mestrado em Serviços de Saúde (Faculdade de Ciências da Saúde (Faculdade São Camilo).

 

SERVIÇO

Conhecimento e Coragem: Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer

Segunda-feira (20/03), das 10h às 11h30
Fórum-debate com a exibição do documentário “Pra não dizer que não deixei lembranças”
Curta-metragem produzido nas Oficinas Querô 2014
Direção: Gabrielli Barros e Nicole Vasconcelos
Com mediação de Deusivania Vieira da Silva Falcão
Link de acesso aqui.

Quinta-feira (23/09), das 10h às 11h30
Painel Direitos Humanos e Políticas Públicas para pessoas idosas com demência: Perguntas Frequentes
Com mediação de Sandra Regina Gomes e Vera Pedrosa Caovilla
Link de acesso aqui.