Prefeitura de São Paulo ilumina a capital de azul em alusão ao Dia Internacional e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Edifício Matarazzo, Viaduto do Chá, Ponte Estaiada e Shopping Light recebem a iluminação como parte da campanha internacional Coração Azul

A capital paulista se iluminará da cor azul nesta sexta-feira (30/07), como forma de sensibilizar e promover a conscientização em torno do Dia Internacional e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado na mesma data. As luzes poderão ser vistas no Viaduto do Chá, Edifício Matarazzo, Ponte Estaiada e Shopping Light, e fazem parte da campanha Coração Azul, aderida pela Prefeitura de São Paulo por meio da sua Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

A campanha internacional Coração Azul é uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), e procura sensibilizar sobre a importância do enfrentamento a essa forma de violação do direito à vida, que atualmente constitui uma das maiores redes de exploração humana. A cor azul e o símbolo da campanha representam a tristeza das vítimas deste crime, bem como a insensibilidade daqueles que compram e vendem seres humanos.

O tráfico de pessoas envolve todas as dimensões da vida social da vítima e pode estar presente em diferentes contextos. Essa modalidade de crime desumaniza e objetifica sujeitos, já que promove a violação de direitos fundamentais com o objetivo de promover submissão para fins de abuso sexual, trabalho escravo e exploração econômica – de mendicância forçada a fraudes, passando por casamentos falsos e até mesmo remoção e uso ilegal de órgãos humanos.

A SMDHC ressalta a importância da promoção de ações de prevenção sobre o tema, assim como o fortalecimento das redes de apoio e garantia dos direitos das pessoas vítimas ou mais vulneráveis a esse crime.