Exposição fotográfica celebra a história de mulheres negras em três shoppings da cidade de São Paulo

Parte das celebrações promovidas pela Prefeitura de São Paulo em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, mostra “Mulheres Negras, Conquistas e Perspectivas” pode ser vista nos Shoppings Top Center, Light e Mais Shopping

Comemorado todo 25 de julho, o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi marcado por diversas ações da Prefeitura de São Paulo, com foco em promover reflexões sobre o tema e também celebrar a data. Parte destas ações, a exposição fotográfica “Mulheres Negras, Conquistas e Perspectivas”, atualmente em exibição no formato virtual na Linha da Cultura do Metrô, agora também pode ser vista presencialmente nos Shoppings Top Center, Light e Mais Shopping.

Em formato presencial até o dia 8 de agosto, a exibição traz imagens de 17 mulheres que se dedicam a mudar o cenário de discriminação e lutam por mais representatividade da mulher negra na sociedade e no mercado de trabalho, ajudando inclusive a formular políticas públicas por meio do Fórum Municipal de Mulheres Negras e outras organizações. Cada uma das unidades com um evento presencial de abertura: duas delas na sexta-feira (30/07), às 12h, no Light; e às 16h, no Top Center; e mais uma na segunda-feira (02/08), às 10h, no Mais Shopping.

No dia 23 de julho, houve o lançamento da campanha “Diga não ao racismo, diga não ao sexismo!", realizada pelas concessionárias Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), ViaQuatro, ViaMobilidade, CPTM e EMTU, em parceria com a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos (STM) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da sua Coordenação de Promoção da Igualdade Racial. As fotos da mostra, assim como a exibição nos shoppings, foram feitas com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).
Prêmio Luiza Mahin.

A SMDHC também celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha por meio do Prêmio Luiza Mahin, que é concedido a sete mulheres que se destacaram por suas atuações em favor da valorização da população negra e da luta antidiscriminatória. As homenageadas são selecionadas por meio de indicações realizadas por entidades ligadas ao movimento social negro e de mulheres, e as vencedoras da edição 2021 foram Ednusa Ribeiro, Maria de Lourdes Reis Silva, Luiza Guerino, Maria Aparecida Pinto, Martha Oliveira Braga, Rosiléia Abadia da Silva e Solange Cruz Bichara.
Campanha “Diga não ao racismo, diga não ao sexismo!"

A SMDHC, por meio da sua Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, apoia diversas ações que fazem parte da campanha. Na sexta-feira (30/07), nas estações Largo Treze (linha 5-lilás) e São Paulo-Morumbi (linha 4-amarela) de metrô, foi o último dia para que os passageiros e passageiras tirem fotos em um painel com imagens de Tereza de Benguela e das mulheres negras retratadas na exposição "Mulheres Negras, Conquistas e Perspectivas".

A instalação, que também comemora o Dia de Tereza de Benguela, celebrado no mesmo 25 de julho, faz um convite às passageiras e aos passageiros para registrarem sua imagem ao lado de Tereza de Benguela e destas outras mulheres que seguem seu exemplo na atualidade, e compartilhar com a mensagem "Diga não ao racismo, diga não ao sexismo!". O painel conta com um QR Code, que permite que as fotos sejam enviadas para à exposição virtual na Linha da Cultura do Metrô.

Já nas estações Luz (linha 2-azul e 3-vermelha) e Adolfo Pinheiro (linha 5-lilás) de metrô, as escadarias estão adesivadas com estampas da campanha contra o racismo e o sexismo, fazendo um novo convite a passageiras e passageiros a usarem o cenário para tirar fotos e divulgar esta importante mensagem. Por fim, está estendida nas estações Sé (linha 3-vermelha), Paulista (linha 4-amarela) e AACD-Servidor (linha 5-lilás) uma bandeira com a imagem de Tereza de Benguela.

SERVIÇO

Exposição Fotográfica "Mulheres Negras, Conquistas e Perspectivas"
Virtual: Linha da Cultura do Metrô
Presencial: de 30/7 a 8 de agosto.
Onde:
Shopping Top Center (Av. Paulista, 854 - Bela Vista, São Paulo);
Shopping Light (R. Cel. Xavier de Toledo, 23 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo);
Mais Shopping (R. Amador Bueno, 229 - Santo Amaro, São Paulo).

Campanha “Diga não ao racismo, diga não ao sexismo!"
Painel para tirar fotos
Estações São Paulo Morumbi (Linha 4-Amarela) e Largo Treze (Linha 5-Lilás), até 30 de julho.
Bandeiras
Estações São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) e AACD-Servidor (Linha 5-Lilás), até 18 de agosto.
Estação Sé das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, até 5 de agosto.
Escadas adesivadas
Estações Luz (Linha 4-Amarela) e Adolfo Pinheiro (Linha 5-Lilás) até 18 de agosto.