São Paulo realiza seminário do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”

Programação virtual traz a temática contra a violação dos direitos da criança e adolescente em meio à pandemia do coronavírus

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio, a Prefeitura, por meio da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (Cmesca), lança a campanha “Faça Bonito” e realiza na próxima terça-feira um seminário virtual com a presença e participação de crianças e adolescentes, poder público e sociedade civil.

Devido à situação de emergência decorrente da pandemia de Covid-19, as atividades ocorrerão de forma virtual e serão transmitidas nas páginas da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), no YouTube.

A ação do dia é para sensibilizar e provocar a sociedade e autoridades para a gravidade da violência sexual de meninos e meninas. A programação vai oferecer atividades virtuais ao longo do dia. A primeira mesa será sobre a “Política Integrada de Atenção a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência na Cidade de São Paulo”, roda de conversa sobre o tema “Violência no Ambiente Familiar no Contexto da Pandemia” e live com grêmios estudantis, entre outros.

Participam do evento as secretarias municipais de Assistência Social; Direitos Humanos; Saúde; Governo e Educação e a CMESCA.

Parcerias

Também foram firmadas parcerias com as seguintes instituições: Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF Childhood); Plan International Brasil; Instituto Liberta e o Núcleo Especializado de Infância e Juventude (NEIJ).

A iniciativa conta ainda com a participação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo; da Comissão Permanente de Conselheiros Tutelares; do Sindicato de Atletas de São Paulo; do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), de grêmios estudantis, crianças, adolescentes e famílias da rede de ensino e dos serviços da assistência social municipais também estarão presentes.

De acordo com a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella, o dia 18 de maio é uma data para a conscientização das pessoas sobre a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes - meninos e meninas.

“A data e as campanhas se tornam especialmente importantes neste momento de pandemia, com as escolas fechadas ou com limite de frequência, e a consequente permanência das crianças em casa onde, infelizmente, ocorre a maioria das situações de violência” relata a secretária. “Ainda é preciso não se naturalizar a exploração sexual de crianças e adolescentes em uma sociedade cada vez menos sensível a este tema”, avalia.

Já a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto, ressalta sobre a importância da responsabilidade, enquanto sociedade, na proteção de crianças e adolescentes e a garantia dos direitos dessa parcela da população que, durante este período de pandemia, está exposta à situações de vulnerabilidade.

“Com consciência e informação correta, conseguimos combater todos os tipos de violência contra crianças, adolescentes e proteger quem ainda pode não ter voz para se defender”, declara.

A prevenção e o enfrentamento a esse grave problema demandam a articulação de ações intersetoriais com o objetivo de proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, bem como conscientizar a população sobre as formas de identificar e denunciar os casos suspeitos. Dados do SP 156 apontam que, desde o início da pandemia em março de 2020, foram feitas 256 solicitações abertas do serviço “Denunciar violência e maus tratos de criança ou adolescente”.

Serviço
18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Data: 18 de maio - Terça-feira.
Horário: a partir das 10h
Programação