São Paulo adere ao movimento pelo fim da violência contra crianças e adolescentes

 

 

O prefeito Bruno Covas assinou nesta terça-feira (22), em seu gabinete, uma Carta de Intenção para Adesão da Cidade de São Paulo à Parceria Global pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes (Global Partnership End Violence Against Children).

“São Paulo é uma cidade de muitos contrastes. Há bairros com índices de vida europeus e outros, subsaarianos. Por isso é importante que as secretarias municipais trabalhem em parceria. É fundamental estarmos todos unidos para erradicar a violência contra as crianças e adolescentes”, afirmou Bruno Covas.

Para Berenice Giannella, secretária de Direitos Humanos e Cidadania, São Paulo é muito complexa, porém pioneira nessa iniciativa.

“Somos a primeira cidade brasileira a comprar essa ideia. Agora o objetivo é elaborar um plano de ação”, enfatizou.

A cerimônia de entrega da carta faz parte da programação desta terça e quarta-feiras (23), quando estão sendo realizadas a capacitação de técnicos, integrantes da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes. Os participantes estão sendo qualificados sobre a metodologia Inspire, que foi lançada em julho de 2016 e é formada por um conjunto de soluções baseadas em evidências para a prevenção e resposta à violência contra crianças e adolescentes.

Os diálogos com a Parceira Global tiveram início após o diagnóstico do cenário das violências feito a partir da análise de dados públicos municipais, estaduais e federais. Entre eles estão os temas violência sexual, letal e nas escolas, além de trabalho infantil e adolescentes em conflito com a lei, entre outros, que apontaram a necessidade de aprofundamento do debate sobre violência contra a infância e a adolescência na cidade.

“Os dados são fundamentais para definir as diretrizes de atuação. Temos três metas importantes: crescer o movimento da Parceria Global, arrecadar recursos e apoiar os países na prevenção e no combate à violência contra as crianças e os adolescentes”, disse a diretora da Parceria, Sabine Rakotomalala.

No processo de institucionalização da adesão de São Paulo à Parceria Global, foi publicada uma portaria instituindo um Comitê Gestor e uma Comissão Técnica, responsáveis pela elaboração e implementação de um plano de ação no âmbito do município.

Parceria Global pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes

Em 2015, líderes mundiais comprometeram-se com o fim de todas as formas de violência, abuso e negligência contra crianças e adolescentes até 2030, como um dos alvos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODSs.

Em julho de 2016, as Organizações Unidas lançaram a Parceria Global para o Fim da Violência (End Violence Against Children) e um fundo associado. A parceria inclui governos, agências da ONU, organizações internacionais, organizações da sociedade civil, setor privado, fundações filantrópicas, pesquisadores e acadêmicos.