POT PopRua comemora seis meses com exposição e desfile

 

 

 

Um momento para comemorar. Com um desfile de vestidos desenhados pelos próprios beneficiários e uma exposição de tapetes, o POT (Programa Operação Trabalho) PopRua chegou aos seis meses de atividade e foi destacado em um evento nesta tarde de sexta (13/09), no Centro Público de Direitos Humanos e Cidadania, bairro do Cambuci, região central de São Paulo.

Representando a SMDHC, o secretário-adjunto em exercício Jadir Pires de Borba destacou a importância em programas como esse para mudar a vida das pessoas mais humildes. “Garantir que as pessoas sejam plenas nos seus direitos é o nosso desafio. Cumpre a todos nós lutar por igualdade, dignidade e promoção humana. Este é mais um passo de uma caminhada pra plenitude da dignidade. Parabéns a todos”, disse. Além de Jadir, compareceram à cerimônia a psicóloga Márcia Aguiar (Laboratório SUSTEXMODA), a professora da EACH, Francisca Mendes, o presidente do Instituto Becei, Márcio Aguiar, a secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), Ana Carolina Lafemina, a coordenadora de Políticas para População em Situação de Rua, Giulia Patitucci, a assessora técnica Juliana Quarenta e os vereadores Eduardo Suplicy e Soninha Francine.

O POT é uma política pública da SMDET, que tem parceria com a SMDHC em dois programas: Transcidadania e POT PopRua. Nesse um semestre de existência do POT PopRua, 30 pessoas foram beneficiadas e receberam um certificado: 15 trabalhando em oficinas de tapetes e outras 15 executando a customização de roupas. As atividades possibilitam a geração de renda para elas por meio da venda dos tapetes e das roupas em feiras e bazares.

O trabalho realizado é feito através da qualificação profissional e da elevação escolar, de forma vinculada. O beneficiário também precisa frequentar as aulas de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Dentro do projeto são realizadas duas oficinas, uma em cada período. A oficina de tapetes utiliza como matéria-prima resíduos têxteis gerados pelos departamentos de corte das empresas produtoras de vestuário. Já a oficina de customização de roupas propõe cursos de desenvolvimento de produto de moda utilizando roupas pós-uso descartadas inadequadamente.