Mutirão nos Bairros chega a 20ª edição no Jaçanã/Tremembé

 

 

O Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial da Zona Norte realizou uma exposição e uma oficina de turbantes, comandados pela professora Selma Moreira, na 20ª edição do Mutirão nos Bairros, ocorrido no Jaçanã/Tremembé neste sábado (17/08). Além da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, estiveram presentes a Coordenação de Políticas para Mulheres – com o recebimento de denúncia de violência e encaminhamento para equipamentos da rede, além de distribuição de panfletos com orientações em defesa da mulher – a Coordenação de Políticas para LGBTI - com a unidade móvel para orientações gerais, recebimento de denúncias de violência e discriminação – e a Coordenação de Políticas sobre Drogas, que prestou orientação sobre os serviços oferecidos às pessoas que enfrentam a dependência química e os problemas causados pelo uso e abuso do álcool.

O Programa Mutirão nos Bairros, coordenado pela Secretaria Especial de Relações Sociais, ultrapassou a marca dos 95 mil atendimentos em 20 edições. Lançado em abril pela Prefeitura de São Paulo, o mutirão já passou pelas subprefeituras de São Mateus, Santo Amaro, Guaianases, Campo Limpo, Parelheiros, Itaquera, Freguesia/Brasilândia, Capela do Socorro, M’ Boi Mirim, Pirituba/Jaraguá, Ermelino Matarazzo, Lapa, Mooca, Sapopemba, Cidade Tiradentes, Vila Maria/Vila Guilherme, Perus, São Miguel Paulista, Ipiranga e Jaçanã/Tremembé.

O programa concentra, semanalmente, diversos serviços da administração municipal em um ponto específico da cidade. A ideia é levar os serviços da Prefeitura para próximo da população que mais precisa em áreas vulneráveis da capital. Durante os mutirões, enquanto as equipes da subprefeitura que sedia o evento realizam serviços de zeladoria como varrição, pintura, poda de árvores e grama, entre outras ações, a população da região tem acesso a diversos serviços públicos em um único ponto.

Quem está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho pode ter acesso a vagas de emprego regionalizadas, em processos seletivos intermediados pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe). Durante o atendimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) também é possível emitir a carteira de trabalho. O Mutirão também é uma oportunidade para quem deseja se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, atenderá os empreendedores tirando dúvidas e dando orientações.

A Secretaria Municipal de Saúde oferta vacinação (sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral) e febre amarela),. Pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social recebem orientações sobre os programas sociais do Governo Federal como o Bolsa Família durante o atendimento ofertado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). As ações também contam com a oferta de serviços das secretarias municipais das Subprefeituras, Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência, Habitação, Saúde, Inovação e Tecnologia, Cultura, além de outros parceiros como a SABESP e COHAB.