Semana da Juventude apresenta filme sobre grêmios e palestras de rappers

 

 

O terceiro dia de programação oficial da Semana da Juventude no CEU Butantã, nesta quarta-feira (14), teve apresentação de um filme sobre a eleição de um grêmio estudantil de uma escola de São Paulo e roda de conversa com educadores e estudantes sobre o tema da participação juvenil. Os rappers Rashid e Nego Bala responderam perguntas dos jovens. De quebra no final, deram uma “palhinha” de uma música de cada autor.

O filme “Eleições”, produzido e dirigido por Alice Riff, conta a história da eleição na escola estadual Doutor Alarico da Silveira e a disputa das quatro chapas participantes, os debates, as discussões e o posicionamento dos estudantes sobre temas que são mais próximos a eles, como as regras impostas e as condições de conservação do colégio e os projetos que pretendem desenvolver. O documentário é protagonizado pelos próprios alunos.

Após a exibição, o diretor de escola, Felipe Bezerra, de Cidade Tiradentes, provocou o debate com os jovens, a maioria deles crianças que estudam no CEU Butantã e que estão começando a ter contato com o mundo estudantil. Também participaram ex-integrantes de grêmios.

Integrantes da Secretaria Municipal de Educação falaram sobre o “VEM” – Vozes Estudantis em Movimento, criado pela regional da Secretaria de Educação de Guaianases - que abarca os distritos de Guaianases, Cidade Tiradentes e Lajeado - para incentivar a participação dos alunos nos grêmios estudantis.

O movimento está em seu terceiro ano. Nele, os estudantes participam desde a montagem, apresentação até a definição da programação. A Secretaria Municipal da Educação apoia o VEM e espera que a iniciativa se repita em outras regiões.

Um decreto recente do prefeito Bruno Covas foi publicado para instituir os grêmios nas escolas da cidade “Os grandes protagonistas são os estudantes. Sem eles, as escolas não existiriam. Então é fundamental, não só para que eles participem fazendo festas ou eventos, mas ativamente da gestão”, afirma Rafaela Burti, coordenadora dos CEUS, pela SME. A meta da secretaria é implantar grêmios em todas as escolas da rede municipal. Atualmente, mesmo onde não há grêmio, segundo Rafaela, existem outras formas de participação como os trabalhos autorais produzidos por estudantes e os clubes juvenis.

Sonhos

Rashid, nome artístico de Michel Dias Costa, é um dos mais conceituados rappers da cena musical, autor de mais 100 músicas. Seu último trabalho foi a produção do disco Crise. Ele vai fazer o show de encerramento da programação oficial da Semana da Juventude, na sexta-feira, no Parque da Luz, centro de São Paulo.

Rashid e o também rapper Nego Bala falaram sobre o sonho de construir um projeto de vida. Como acontece na maioria das vezes no mundo do rap em que os participantes são em sua maioria jovens da periferia, Rashid também vem de uma família humilde e conta que já morou em diversas regiões da cidade e também no interior de Minas Gerais, até que os familiares voltaram a se estabelecer em São Paulo, capital.

“A gente começa a acreditar que tudo está longe. É como você sonhar em ser jornalista e pensar em ser o Willian Bonner do Jornal Nacional, aí você pensa que nunca vai chegar lá. Quando eu comecei no rap, meu lance não era fazer dinheiro, mas sim saber quantos likes eu conseguiria alcançar”, afirma. Ele conta que nas “batalhas” de rap se apresentava de chinelos de borracha enquanto outros rappers usavam tênis de marca.

Nego Bala, ou Marcelo Abdenego Justino Generoso, teve uma história de vida difícil e recentemente gravou o seu primeiro disco. Quando criança, frequentava o fluxo do tráfico do centro da cidade, onde vivia com a mãe. Cumpriu medidas socioeducativas na Fundação Casa e chegou a ser preso, ao completar 18 anos.

“Meu sonho era tirar a minha mãe do crack, não o de cantar. Minha teoria é a de que se você é um estudante e está na sala de aula com muita vontade de tomar água e o professor te libera, esse é o seu sonho e você acaba de alcançá-lo”. Dessa forma, ilustra o rapper, para chegar ao objetivo final é preciso realizar pequenas conquistas. “De onde eu vim, evoluir no crime era crescer como ser humano. É um prazer respirar esse ar e ver vocês aqui evoluindo de fato nas escolas”.

A pedido da plateia, os rappers terminaram suas participações cantando duas músicas. Uma delas, "Buraco no Céu", foi composta por Nego Bala quando cumpria medida socioeducativa na Fundação Casa.