Jovens sabatinam o prefeito Bruno Covas na abertura da Semana da Juventude

 


Com uma roda de conversa entre os participantes e o prefeito Bruno Covas começou nesta segunda-feira a Semana da Juventude, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, zona Norte. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio de sua Coordenação de Políticas para a Juventude, em homenagem ao Dia Internacional da Juventude.

Nesta segunda-feira (12) além da roda de conversa que proporcionou a realização de uma verdadeira sabatina dos jovens com o prefeito, a Secretaria Municipal da Saúde, uma das parceiras do evento, aplicou vacinas com sarampo e promoveu testes de prevenção a DSTs e Aids.

No mesmo espaço, instituições como as Universidades Anhembi e o SENAC atenderam os jovens que buscavam informações sobre cursos profissionalizantes e de graduação. O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CAT) também participou do evento de abertura para orientar sobre carreiras profissionais.

Na roda de conversa com os jovens, o prefeito Bruno Covas respondeu perguntas sobre cultura, saúde, educação, projetos para pessoas deficientes, ampliação do programa Bolsa Trabalho, política sobre drogas e questões específicas sobre habitação em comunidades, transportes e emprego.

Covas disse que o desemprego está entre as maiores preocupações da população e que ele é maior entre os jovens da periferia e que, dentro desse recorte, os índices são maiores ainda entre as jovens negras. A constatação denota que nas suas raízes está o problema da exclusão e do preconceito.

Embora a Prefeitura não seja a responsável pela política macroeconômica, o prefeito disse que o poder público municipal tem responsabilidades e pode interferir na criação de empregos. Entre as medidas adotadas pela Prefeitura está a desburocratização para facilitar o surgimentos de novas empresas. “Pode até parecer exagero, mas tem muita gente que deixa de criar uma empresa, de investir na cidade de São Paulo, pela demora para a abertura da empresa”, afirmou.

Segundo Covas, em 1º de janeiro de 2017, quando teve início a atual administração municipal, para se obter um alvará para abertura de firma o tempo médio era de 540 dias, e atualmente, com a adoção de um programa que junta todos os licenciadores em um único local, esse prazo foi reduzido para 77 dias. Já o prazo médio para abertura de empresas, que era em média era de 100 dias, foi reduzido para no máximo quatro dias. Como resultado, foram gerados na cidade de São Paulo 32 mil empregos, de 1º de janeiro de 2017 a 31 de maio deste ano.

Sobre os investimentos em qualificação profissional, o prefeito disse que foram aplicados R$ 100 milhões nessa área e que os esforços agora são para a melhor aplicação dessa verba na identificação de quais empregos a cidade necessita mais.

Quanto ao Programa Bolsa Trabalho, programa desenvolvido pela secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Inovação e Tecnologia, as vagas foram ampliadas de mil para quatro mil bolsas.

O prefeito ainda falou sobre temas como a participação dos jovens nos equipamentos da prefeitura, combate ao preconceito contra LGBTI, destinação de verbas para o desenvolvimento dos grêmios nas escolas, empréstimos externos para aplicação em 150 obras na área da saúde, fim das filas da pré-escola e a meta de reduzir a falta de vagas nas creches com a criação de 35 mil novas vagas.

Coube à secretaria municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, fazer a abertura do evento. “É um trabalho que a Prefeitura de São Paulo faz para chamar a atenção para os problemas enfrentados pela juventude, especialmente a questão do emprego, que começa a ser importante para vocês nessa idade”, disse aos jovens.

“Espero que essa semana aproxime vocês dos equipamentos da Prefeitura, que têm muito a oferecer para os jovens, e é muito importante vocês se apropriarem deles, participar das atividades que eles oferecem. Os equipamentos estão aí para vocês, sejam as Casas da Juventude, as casas de cultura, os CCInter, que são equipamentos intergeracionais. Portanto, ocupem esses espaços e aproveitem o que eles oferecem”.

Um dos participantes, Pablo, de 16 anos, morador de Heliópolis, foi um dos jovens que fez perguntas ao prefeito. Ele aprovou a iniciativa da Semana da Juventude e em especial das oportunidades encontradas, como os cursos do SENAC e as considerou úteis para os jovens, assim como a vacinação contra o sarampo e os testes de DSV e HIV. Ele é bolsista do Bolsa Trabalho e disse que o programa está dando um novo sentido para a sua vida. “Mudou para melhor a minha personalidade, aprendi a não ter preconceito. Querendo ou todos nós temos preconceitos, por mais que estejam ocultos. Antes eu olhava para um travesti ou homossexual e ficava sem entender o que ele realmente era e a sua importância, e depois vi que isso não muda nada, que ele é uma pessoa normal tentando viver como eu”. O detalhe é que Pablo está no primeiro mês de programa que dura um semestre e proporciona entra outras oportunidades oficinas nos FabLabs da Prefeitura e palestras sobre cidadania e direitos humanos.

A Semana da Juventude vai até sexta-feira. Cinco eventos fazem parte da programação principal, desenvolvida nos moldes de um “feirão” com a participação dos parceiros como SENAC, McDonald’s, USP e universidades privadas, e também as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Cultura, Direitos Humanos e Cidadania, Esportes e Cultura, e ainda a Pinacoteca de São Paulo, o Projeto Capacita MEI, Rede Despertar Sonhos, Etec, AmBev, entre outros parceiros.

O encerramento na sexta-feira fica por conta do rapper Rashid entre outras atrações musicais, no Parque da Luz, centro de São Paulo.

A inciativa inclui dois eixos de atuação: um com programas nos moldes de “feirões” e outro com articulação de equipamentos e programações culturais, esportivas e tecnológicas. Nos dias 12, 13, 14 e 15, o horário é das 10h às 16h, e no dia 16, das 10h às 20h. Confira os locais:

12/08 – Zona Norte: CCJ - Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andradas
13/08 – Zona Sul: C.E. Joerg Bruder - Santo Amaro - Av. Padre José Maria, 555
14/08 - Zona Oeste: CEU Butantã - Av. Eng. Heitor Antônio Eiras García, 1870 - Jardim Esmeralda
15/08 - Zona Leste: Fábrica de Cultura de Sapopemba - R. Augustin Luberti, 300
16/08 - Centro: Estação da Luz

A programação também inclui outras atividades, em mais de 40 pontos da cidade. Veja aqui a programação completa.