Participantes do Bolsa Trabalho integram o Projeto Parlamento Jovem

 

 

Na segunda-feira (17), jovens do Bolsa Trabalho, divididos em grupos (as bancadas), foram para a Câmara Municipal, onde se tornaram vereadores por um dia. Foi eleita a Mesa Diretora e os projetos de lei de cada bancada foram apresentados, discutidos e votados, dando aos jovens a experiência da Câmara Municipal por um dia. Assim, os jovens do programa tiveram uma importante experiência a respeito de como funciona a política e como são feitas nossas leis. Os bolsistas se empenharam na elaboração dos projetos, argumentaram a favor ou contra, discutiram e votaram, elegeram presidente, vice-presidente e secretários para compor a mesa e aprenderam muito no processo.

O Projeto Parlamento Jovem no Bolsa Trabalho foi elaborado pelos estagiários Vivian Baki, Carolina Guagliano, Mateus Catunda, Gabriel Pilão e Leandro Corrêa, com apoio da estagiária Raíssa Cainã.

Formação sobre legislativo

Na aula do dia 10 de junho, os bolsistas tiveram uma formação sobre como funciona o sistema legislativo e a aprovação de leis da Câmara Municipal de São Paulo, onde os mesmos elaboraram projetos de lei sobre temáticas pelas quais se interessam. A aula foi dada pela ONG Politize!, que de forma didática preparou os bolsistas para as atividades do Parlamento da Câmara Municipal.

O projeto

O Projeto Parlamento Jovem foi idealizado com o objetivo de aproximar os jovens do programa Bolsa Trabalho do processo legislativo do município. Elaborado por estagiários da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o projeto foi realizado em duas etapas.