Prefeitura realiza mais de três mil atendimentos durante mutirão em Ermelino Matarazzo

 

 

 

A Prefeitura de São Paulo realizou mais de três mil atendimentos durante a 11ª edição do projeto Mutirão nos Bairros, que ocorreu na praça Benedito Ramos Rodrigues, em Ermelino Matarazzo, Zona Leste da capital. O mutirão reuniu serviços de zeladoria (limpeza, manutenção de logradouros, conservação de galerias, poda e remoção de árvores), além de ações sociais promovidas pelas pastas municipais e pela subprefeitura local.

Segundo o prefeito Bruno Covas, o programa já realizou cerca de 35 mil atendimentos nas dez primeiras edições. “Queremos trazer os serviços para próximo da população com ações sociais atreladas aos serviços de zeladoria”, afirmou.
As ações para o público, promovidas pela subprefeitura local, foram concentradas no número 1510 da Avenida Milene Dias. Entre elas, destacam-se corte de cabelo, design de sobrancelha, esmaltação, massagem e spa para mãos e pés, assim como limpeza de pele e maquiagem. O evento também contou com espaço pet onde a população recebeu orientações veterinárias e acompanhou um desfile de cães.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania esteve presente com atendimentos aos públicos LGBTI, migrantes e de promoção da igualdade racial. A Coordenação de Políticas LGBTI levou uma unidade móvel para orientações gerais, recebimento de denúncias de violência e discriminação. O Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI) esteve presente no mutirão, fornecendo orientações sobre os direitos dos imigrantes, acesso aos serviços públicos e regularização migratória. A Coordenação de Promoção da Igualdade Racial deu orientações e recebeu denúncias de violência e discriminação contra a população negra. A secretária executiva-adjunta de Promoção da Igualdade Racial, Elisa Lucas Rodrigues, representou a SMDHC no Mutirão.

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia também participou do evento e o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) ofereceu a emissão de primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho. Para participar foi necessário apresentar RG, CPF e uma foto 3x4, para obter o documento pela primeira vez. Para a segunda, foi necessário levar boletim de ocorrência ou declaração de próprio punho. Os representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho encaminharam para vagas de emprego as pessoas que estivam em busca de recolocação profissional.

As equipes da Secretaria da Pessoa com Deficiência orientaram a população sobre Bilhete Único Especial. O Programa de Estágio para Estudantes com Deficiência fez parte do evento, assim como atividades ligadas ao Programa Cultura Inclusiva e Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica, além da Central de Intermediação de Libras (CIL).

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participou por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante. Famílias em situação de vulnerabilidade social puderam fazer seu cadastramento no CadÚnico.

Houve uma feira de troca de livros durante o evento, realizada pela Secretaria Municipal de Orientações sobre nutrição, IMC (Índice de Massa Corporal) e o aplicativo Agenda Fácil (por meio dele é possível agendar consultas e exames 24 horas por dia, com o código de utilização da UBS) fizeram parte da programação da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o mutirão o público também teve acesso a informações sobre o uso correto de medicamentos, tabagismo, prevenção de quedas e de violência contra os idosos. Houve, ainda, vacinação contra Influenza, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba e Rubéola, assim como coleta de exame para Tuberculose, testes de sensibilidade para Hansen, sifilis, HIV e Hepatites.

Na área odontológica, assim como orientações sobre saúde bucal, houve triagem da população para tratamento, distribuição de kits de higiene bucal e a participação de uma fada do dente.

A van Cohab na Área fez serviços como agendamento para atendimento na central da Cohab-SP, esclarecimentos e orientações sobre contratos, transferências, emissão de boletos e ajustes financeiros. O evento também contou com a apresentação dos programas ‘Conviva Bem’, ‘Desplugando’ e ‘Não Seja Enganado’.

Uma agência móvel da Sabesp atendeu a população. Nela o público solicitou parcelamento de dívidas e retirou segunda via da conta de água, além de outros serviços.

Também foram disponibilizados bebedouros. Houve distribuição de folhetos com informações sobre uso consciente da água, limpeza da caixa-d'água e divulgação do app Sabesp.

Sobre o mutirão

O projeto Mutirão nos Bairros é coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Municipal de Relações Sociais. A principal meta do programa é levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa, assim como promover ações de zeladoria.