SMDHC participa de eventos de Combate ao Trabalho Infantil

 

 

Atualmente no Brasil há quase 2,5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalhando, segundo o IBGE. Para combater esse abuso, o Ministério Público do Trabalho realizou um evento de conscientização ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, nesta quarta (12/06), no Modelódromo do Ibirapuera. O público-alvo foram as crianças, que participaram de oficinas lúdicas promovidas pelo IPA Brasil – Rede Brincar e assistiram a uma peça de teatro que propôs um alerta sobre o trabalho infantil de forma bastante didática e divertida.

O 12 de Junho une o planeta com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a realidade das infâncias perdidas para o trabalho precoce. Para executar tudo o que foi planejado, o MPT contou com apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo por meio das Secretarias de Relações Sociais, Educação, Esporte, Assistência e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Cidadania.

A procuradora do trabalho, Vera Lúcia Carlos e o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Nilton Luiz Viadana assinaram um acordo de cooperação para um projeto de sensibilização contra o trabalho infantil nas escolas.
Já no fim do evento, o momento mais simbólico, com os pequenos encaminhados a um espaço com diversas esculturas feitas de areia representando crianças em situação de trabalho. A ideia foi a destruição das obras por eles, simbolizando o fim do trabalho infantil.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, participou deste evento e também de um outro encontro sobre o tema, promovido pela Fundação Abrinq.