Eventos em países da América do Sul abordam os direitos humanos no contexto continental

 
Os eventos foram realizados em maio último. Em Santiago, Chile, o seminário internacional “Inclusão e coesão social no contexto da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: chaves para o desenvolvimento social inclusivo na América Latina” teve como principal objetivo revisitar o debate sobre conceitos importantes como a inclusão, a integração, a coesão e o desenvolvimento social. Foi organizado pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (Cepal), com apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

“O Diálogo Regional Sobre Infância Migrante”, realizado em Buenos Aires (AR) pelo Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH) teve por finalidade reforçar o compromisso das cidades na proteção aos direitos das crianças imigrantes na região.

A secretária municipal Berenice Giannella representou a Cidade de São Paulo nas duas ocasiões, para discorrer sobre temas relacionados à política municipal de imigração e os programas desenvolvidos pela Prefeitura, entre os quais, o “Portas Abertas”, que oferece cursos de Português para imigrantes, o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), mantido pela pasta para orientação sobre questões relacionadas com os documentos para permanência no país, orientação assistencial e jurídica e outros serviços, e o Conselho Municipal de Imigrantes, eleito pelas comunidades estabelecidas no município e que atua para influenciar na formulação de políticas públicas.

Em Buenos Aires, Giannella compôs a mesa de discussão sobre “Migração, Inclusão e Coesão Social” e, em Santiago, participou como palestrante do painel “A Política de inclusão para Infância migrante nos governos locais do MERCOSUL”. Durante a sua palestra, a secretária abordou iniciativas de incentivo à educação e saúde por meio do trabalho com outras Secretarias Municipais.