SMDHC participa de evento com especialistas da ONU sobre ODS e políticas de apoio à família

 

 

O resultado da pesquisa global “Sustainable Development Goals & Families” (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Famílias) foi abordado em evento nesta sexta (24/05), na Prefeitura de São Paulo, em parceria com o programa Family Talks, da ADEF (Associação de Desenvolvimento da Família).

De acordo com o estudo desenvolvido pela International Federation for Family Development (IFFD) e com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), problemas em áreas como segurança pública, saúde, educação, trabalho e igualdade de gênero podem ser resolvidos de forma duradoura e consistente por meio políticas públicas de apoio à família. Para desenvolver a análise, um grupo de especialistas de várias partes do mundo avaliou a efetividade de ações na área de acordo com diversos fatores, como variáveis geográficas e aspectos comportamentais.

As principais conclusões da pesquisa visam ações assertivas de erradicação da pobreza, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, paz, justiça, instituições eficazes, trabalho decente e crescimento econômico.

O levantamento aborda seis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para melhorar as políticas públicas: pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero, desemprego juvenil e violência. Ele apresenta ainda ações de apoio à família que podem contribuir para os países para atingirem os resultados propostos pela organização em Agenda 2030.

Em sua exposição, a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, destacou que os ODS são diretrizes da política municipal. “Nossa secretaria está umbilicalmente ligada aos ODS e às famílias”. Berenice apresentou também os projetos da SMDHC para as populações vulneráveis e falou sobre uma parceria com o UNICEF: “estamos construindo um diagnóstico para crianças e adolescentes na prevenção da violência e também um tratamento especial na primeira infância”.

O secretário executivo em exercício de Relações Internacionais, Rodrigo Massi, foi o anfitrião do evento, que contou também com a presença do secretário-adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Costa Del Bosco Amaral. Entre os especialistas que colaboraram com o desenvolvimento do estudo, estiveram Dominic Richardson, chefe de políticas econômicas e sociais do Centro de Pesquisa Innocenti do UNICEF; Ignácio Sócias Piarnau, diretor de relações internacionais do International Federation for Family Development (IFFD); e Renata Kaczmarska, porta-voz do Secretariado da ONU para questões de família. A coordenadora do UNICEF em São Paulo, Adriana Alvarenga, também participou do evento debatendo o tema nos contextos nacional e municipal.