18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 

 

O 18 de maio foi concebido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se na Bahia. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

A escolha da data foi relativa a 1973, quando um crime bárbaro chocou o Brasil em 18 de maio. Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso teve grande repercussão na mídia.

O projeto de lei foi sancionado em maio de 2000 e, desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todos.